10 MOTIVOS PARA TER UM COMPUTADOR COM LINUX

O que é Linux?

Linux é um sistema operacional, assim como o Windows da Microsoft e o Mac OS da Apple. Ele foi criado pelo finlandês Linus Torvalds e hoje conta com mais de 200 distribuições, entre elas uma das mais conhecidas ubuntu, fedora, mandriva.
O Linux não é totalmente um sistema operacional. Ele é o que se chama de kernel (o núcleo do sistema operacional). O núcleo do sistema é o responsável pela integração dos dispositivos de hardware do computador com os programas (softwares). Como o Linux está disponível de graça e com código-fonte aberto, qualquer pessoa ou organização pode juntá-lo a um conjunto de softwares para criar um sistema operacional customizado. Cada uma destas customizações é chamada de distribuição.
Criamos uma lista com 10 motivos para você ter um computador ou notebook com LINUX.

1 – Linux é totalmente configurável

O Linux foi criado para ser um sistema multiusuário. Assim, cada item pode ser totalmente adaptado aos gostos de cada um, incluindo aí o aspecto do “desktop”, os ícones, programas que devem iniciar automaticamente, idioma etc.

area de trabalho linux
area de trabalho linux

2 – Liberdade e permissão

Com Linux Você tem a liberdade de escolher, dentre muitos distribuições que tem um custo mínimo, ou mesmo completamente grátis, sem cobrança de licenças ou medo de violar patentes ou pirataria, porque o Linux está sob proteção da licença GNU GPL. No mundo Linux você pode escolher diversas soluções para cada necessidade. São vários processadores de textos, todos gratuitos, inúmeros players de mídia e programas gráficos.

tipo de instalação linux

3 – Aplicativos

Cada versão do Linux vem com milhares de aplicações incluídas. Qualquer tipo de software que se necessite, como gerenciador de e-mails, IMs, ferramentas de backup, desenho gráfico, software para programação etc, seguramente estará incluído em uma distribuição Linux.

4 – Estabilidade

O Linux tem uma performance de alto nível, com pouca probabilidade de bloquear o sistema. Os problemas normalmente só ocorrem por problema de hardware e não do sistema operacional. – Não trava: o Linux é conhecido como um sistema operacional confiável. Computadores pessoais, celulares e alguns PDAs já rodam Linux sem grandes sustos.

5 – Segurança em 1 lugar

Não existe qualquer outro sistema com o nível de segurança do Linux. As poucas vulnerabilidades não afetam o sistema Linux da mesma forma que afetam o Windows justamente porque a arquitetura dos sistemas e a concepção é totalmente diferente e quaisquer problemas são resolvidos muito rapidamente. Poucos vírus e não danosos: da maneira como foi programado, a infestação dos vírus no ambiente Linux não é fácil. Sendo assim, mesmo que possível, um vírus no Linux não faz tanto sucesso, ou seja, não infesta. Sem contar que os antivírus para Linux, assim como o sistema, tem atualizações gratuitas.

6 – Instalação do sistema

Hoje as instalações de Linux das distribuições mais populares tem muitas facilidades para instalação com procedimentos que dão controle sobre o que você quer instalar no seu computador.

7 – Facilidade de customização

Seguindo a facilidade da instalação, no Linux você tem a flexibilidade de customizar no seu sistema somente com o que realmente te interessa e o que realmente você vai usar.

8 – Atualizações gratuitas

No Linux, a uma grande quantidade de atualizações, pacotes e mirrors que você pode fazer em sites especializados para que se sistema sempre esteja bem atualizado.

9 – Escolhido por grandes empresas

unbutu
unbutu

A popularidade e o poder do Linux pode ser estimado pela conquista de grandes empresas como IBM, HP, Cisco, Shell e pela enorme quantidade de Governos que estão usando, migrando ou testando Linux em seus sistemas e plataformas.

10 – Compatibilidade

O Linux foi desenhado e escrito especialmente para ser facilmente adaptável com diferentes arquiteturas de hardware. Isso é uma grande vantagem, pois o Linux é sempre mais disponível para tecnologias de ponta, como novos processadores por exemplo.

Deixe seu COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge

Email
Print