Day: January 13, 2020

Anticoncepcional pode causar varizes?

As varizes são uma grande preocupação entre as mulheres. Elas ocorrem quando as veias se dilatam na parte superficial da pele e infelizmente as mulheres têm uma pré-disposição a esta doença.

É preciso esclarecer que as varizes são causadas por vários fatores. Um dos mais comuns é que muitas mulheres têm uma pré-disposição genética.

O anticoncepcional tem sido apontado como um dos causadores das varizes.

Na opinião de alguns especialistas, a pílula anticoncepcional contém substâncias, como a progesterona, que pode prejudicar o retorno do sangue deixando os vasos dilatados e o estrógeno que pode debilitar (enfraquecer) os vasos sanguíneos.

Se você está em dúvida porque estão surgindo varizes e você acha que é pelo uso do anticoncepcional, não significa que é preciso deixar de tomar a sua pílula.

A dica é procurar um especialista (ginecologista) e falar o que está acontecendo. Ele poderá trocar o anticoncepcional ou, se for o caso, lhe aconselhar outro método contraceptivo.

Alguns anticoncepcionais possuem uma composição com menos dosagem de um determinado hormônio que pode alterar as causas das varizes, se este for o caso.

Porem apesar destes fatores não existe um estudo específico que possa garantir a relação das varizes com os anticoncepcionais.

Um argumento que pode ser usado é que nem toda mulher que usa anticoncepcional tem varizes. O contrário também é verdadeiro, tem mulheres que não usam anticoncepcional e tem varizes, mas se você tem receio que isto possa acontecer com você, o creme para varizes Varigold funciona mesmo, tanto para amenizar as varizes, como pra prevenir seu surgimento.

O que pode ocorrer é que uma mulher faça uso do anticoncepcional já tenha pré-disposição a ter varizes então esta soma de fatores possa causar a doença.

Como já dissemos as causas das varizes são várias e podemos destacar as mais comuns como:

  • Herança genética: é uma das causas mais comuns. Problemas de doenças vasculares na família geralmente acabam passando para próxima geração.
  • Gravidez: no período de gestação com o aumento dos hormônio, o sobrepeso, as reações químicas que ocorrem no organismo, tudo isto pode contribuir para o aparecimento de varizes.
  • Idade avançada
  • Obesidade
  • Ficar muito tempo de pé: muitas profissões exigem que a pessoa fique em pé durante muito tempo, isto pode impossibilitar a circulação sanguínea tornando um fator que contribui para o surgimento de varizes.

Como podemos ver o anticoncepcional não é o vilão da história. Outros fatores podem estar colaborando com o aparecimento das varizes.

Procure um médico e busque orientação.

O mais importante de tudo é lembrar que cada caso é único e deve ser analisado de forma individualizada, sendo que o mesmo vale para o tratamento indicado.