4G – O Que É, Como Funciona E Quais Suas Vantagens?

4gSendo 100 vezes mais rápida que o 3G, a rede 4G é capaz de mudar a maneira como estamos conectados. Grandes operadoras de telefonia móvel já anunciaram seus planos comerciais. Mas o que é de fato o 4G e qual a diferença entre o 3G? Como funciona? Enfim, vamos esclarecer essas e outras perguntas para que você consiga entender melhor o que é 4G!

Tire todas as suas dúvidas de uma vez por toda, e se conecte na rede 4G!

  • Qual é a diferença do 4G para a tecnologia 3G?

As duas tecnologias já estão presentes nas telefonias móveis, porém o 4G é uma versão nova do 3G. As duas funcionam de maneira semelhante, mas com algumas grandes diferenças entre as redes.

O caminho em que o sinal percorre ainda é o mesmo: o aparelho celular envia um sinal para as torres, e depois elas repassam os dados para uma central. A grande mudança são os equipamentos utilizados. As frequências são diferentes, e por isso, a rede 4G necessita de antenas diferentes da rede 3G. A frequência é por volta de 2,5 GHz.

As antenas são mais baixas, porém o sinal é um pouco mais denso. A torre 4G pode a vir compartilhar o sinal com cerca de 300 a 400 pessoas. Atualmente, a quantidade de antenas necessárias para a cobertura da rede 4G são um pouco maiores, por conta da cobertura que o sinal opera. De acordo com algumas pesquisas, a quantidade de antenas deveriam dobrar para que o sinal do 4G seja melhor.

Outra diferença, é que no 3G as ondas de rádio são responsáveis pela transmissão de dados entre as torres e antenas para a central telefônica. No caso da rede 4G, as informações são passadas via cabeamento óptico, ou como é mais conhecido, o cabo de fibra óptica. Isso faz com que a largura da banda seja maior, e a velocidade também.

O caminho inverso é feito para entregar os dados nos celulares, o envio é chamado de uplink e o recebimento de downlink, pois dessa maneira, um não interfere no outro.

Outra informação, é que conforme a migração dos clientes mude para a rede 4G, a rede do 3G se desafogará, facilitando e aumentando o desempenho da rede, afinal, quanto menos pessoas estiverem na rede 3G, maior a velocidade de informações ocorrerá.

  • Aparelhos devem suportar o 4G

Para o funcionamento da rede 4G, também é necessário obter aparelhos celulares que suportem esse tipo de tecnologia. Para quem quiser mudar, atualmente já existem inúmeros aparelhos disponíveis com a rede 4G no mercado. As grandes marcas possuem modelos atuais que trazem essa nova tecnologia para o consumidor.

  • Quais são os benefícios da rede 4G?

Inúmeros benefícios podem ser obtidos para aqueles que aderirem a rede 4G, além de usufruírem de uma tecnologia mais avançada, o usuário da rede poderá contar com uma grande facilidade em carregar e enviar os dados, fazendo com que por exemplo, seja possível assistir filmes em alta definição, HD.

O 4G promete aumentar até 180 vezes a velocidade em comparação com a rede 3G, a estabilidade também é uma característica dessa rede. Além de contar com um acesso de mais usuários ao mesmo tempo.

  • Como funciona?

As redes 4G transmitem seus sinais vida cabeamento de fibra óptica, fazendo com que o tempo de resposta seja de aproximadamente entre 20 e 40 ms.

A rede prioriza o tráfego de dados, e por isso, a rede é mais rápida e estável.

O 4G funciona na frequência de 2,5 GHz, que acaba sendo curta, e para aumentar o alcance, a rede deve ampliar para cerca de 700 MHz, que atualmente é ocupada pelas TVs abertas.

  • Pontos negativos

Além dos usuários terem que adquirir um aparelho que obtém a tecnologia 4G, atualmente a quantidade de antenas disponíveis são menores do que da rede 3G, fazendo com que o sinal seja comparável com a rede 3G.

Atualmente, grandes fabricantes de aparelhos vêm substituindo os antigos para aparelhos com essa tecnologia, a tendência é que a rede 3G não exista mais daqui uns anos e seja substituída pela rede 4G. Além do aparelho, você precisa ter um plano com sua operadora compatível a velocidade do 4G, pois assim você poderá usufruir melhor dessa nova tecnologia.

Resumo

Além de ser mais veloz, a tecnologia 4G vai transformar a maneira como estamos conectados. Atualmente, mais de 30 países contam com o funcionamento dessa rede, e aos poucos, outros países aderirão a esse modelo.

A tecnologia que veio para agregar nosso país na copa do mundo, se faz presente em nossas vidas cada dia mais. Os aparelhos novos já possuem essa novidade, e você pode procurar sua operadora para consultar os melhores planos e estar conectado da maneira mais estável, rápida e moderna que temos atualmente.

Isso é realmente muito interessante, não é mesmo? A tendência daqui para frente é sempre melhorar e evoluir… Vamos ver o que o futuro nos reserva!

Fique de olho aqui no meu blog para muito mais.

Até a próxima.

Tags:

Deixe seu COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge

Email
Print