7 Comandos do CMD que Você Deve Conhecer!

O Prompt de comandos do Windows (CMD) é muito importante para programadores, técnicos, analistas, usuários mais avançados, e até para amadores. Pois ele possui comandos interessantes e que podem ser úteis em algumas situações, sendo até mesmo mais rápido do que as opções gráficas. Mostraremos alguns comandos para que você veja como pode ser interessante utilizar o Pompt de Comandos.

cmd - COMANDOS DO SISTEMA WINDOWS - imagem 1
cmd – COMANDOS DO SISTEMA WINDOWS – imagem 1

ATENÇÃO! Para ter o privilégio de usufruir de todos os comandos, é preciso executar o CMD com permissões de administrador. Para isso basta clicar em cima do executável do programa com o botão direito do mouse e clicar em “executar como administrador“.

Comandos do CMD

Boa parte dos comandos servem para ajudá-lo na manutenção do sistema. Eles podem ser muito úteis em situações no qual a interface gráfica não está disponível ou simplesmente quando precisamos de uma informação mais rápida e completa.

Acesse o CMD e Confira abaixo, entre colchetes, os 7 comando do cmd que todos deveriam saber.

1: [ systeminfo ]

Para saber mais detalhes sobre o seu Windows, basta digitar o comando systeminfo. Além de ser mais rápido para executar, seu grande diferencial é que ele traz mais informações do que a opção “Propriedades do Sistema”.

Depois de ser executado, o comando faz uma pesquisa que demora em torno de 15 a 20 segundos. No resultado, você receberá uma série de informações sobre seu sistema, obtendo inclusive, a data em que ele foi instalado.

2: [ Shutdown ]

Se você está precisando programa o desligamento do PC, basta usar o comando “shutdown -s -t 0”, que você consegue isso, e o melhor sem precisar instalar nenhum programa.

Para programar o desligamento, basta substituindo o “0 do comando pela quantidade de segundos. Por exemplo, para desligar após 3 horas, basta inserir o valor 10800 segundos, o que equivale a 180 minutos, ou seja, 3 horas.

Para reiniciar ou cancelar: Se preferir reiniciar, basta trocar a opção “-s” pelo “-r”. Para cancelar o comando de desligamento enquanto o tempo de espera está em execução, execute o comando  “shutdown -a”.

3: [ robocopy ] Backup de pastas

Para fazer o Backup de uma pasta, você deve usar o comando robocopy.

Apenas execute o comando conforme a figura abaixo: O comando só não estará disponível se você estiver usando o Windows XP ou versões anteriores.
Sem título

4: [ Taskkill ]

Muitas vezes, pode acontecer de algum programa travar e você não conseguir fechá-lo de maneira alguma. Nessas horas, a melhor solução é abrir o Gerenciador de Tarefas e matar o processo incômodo. Acontece que nem sempre o Gerenciador abre instantaneamente, o que pode fazer você passar mais raiva.

Se você já é um usuário experiente e sabe o nome do processo que está ocasionando problemas ao Windows, basta usar o comando taskkill para resolver essa situação. Nesse caso, você não precisa nem abrir o Prompt de Comando. Apenas abra o “Executar” (Windows + R) e digite o comando :

taskkill /f /im ( + nome do programa)

Comandos de rede

cmd - COMANDOS DO SISTEMA WINDOWS - imagem 2
cmd – COMANDOS DO SISTEMA WINDOWS – imagem 2

Quando estiver solucionando um problema de rede, provavelmente em algum momento você precisará saber detalhes das conexões,  nessa hora, você pode usar alguns desses comandos.

5: [ Ipconfig ]

Com o comando Ipconfig você terá todas as informações sobre sua conexão de rede. Digite  “ipconfig /all” (sem aspas) e rapidamente todas os dados, de todas as conexões de rede estarão na sua tela.

6: [ Ping ]

Para checar se o seu ou outro computador está na rede, você apenas precisa dar o comando ping + seu endereço IP.

Se ele estiver na rede, aparecera algumas linhas iniciadas com “Resposta de ” e seguido de informações da transmissão. Caso contrário, no final da linha constará a mensagem “Host de destino inacessível”;

7: [ Netstat ]

Para Verificar as portas do computador, vamos utilizar o comando Netstat. Alguns aplicativos que trabalham em rede utilizam portas do computador para se comunicar, seu navegador por exemplo (porta 80), porém é possível que trojans e todo tipo de malware tentem invadir seu sistema. Uma boa forma de verificar algum tipo de atividade suspeita nessas portas é usar o comando netstat da seguinte forma:

Execute o comando : netstat -an | more

Com ele você verá todas as portas e quais endereços estão usando elas. Pode até ser um pouco trabalhoso, mas é um ótimo recurso para verificar elementos estranhos no seu PC.

One Comment

Deixe seu COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge

Email
Print