Aparelhos smart são porta de entrada para ataques

Os aparelhos smart – ou inteligentes – são cada mais vez mais comuns. O que você talvez não saiba é que nesses aparelhos há um sistema como o do seu celular. O Android, por exemplo, está presente em diversos eletrodomésticos, como geladeiras, televisões, máquinas de lavar e muitos outros.

Outro ponto que pode passar despercebido é a vulnerabilidade desses aparelhos. Por estarem conectados à internet, eles se tornam uma nova e imensa superfície de ataque. De acordo com esse site, qualquer aparelho que se conecte à internet está suscetível a ataques e invasões. Ou seja, é exatamente isso que você entendeu: um hacker pode atacar e invadir a sua televisão inteligente.

aparelhos smart sao portas de entrada para ataques
aparelhos smart sao portas de entrada para ataques

Pesquisadores desta empresa fizeram o teste e invadiram uma smart TV da Samsung, conseguindo acesso ao aparelho e todas as unidades USB conectadas. Senhas, históricos, arquivos, configurações, dispositivos USB e etc, tudo pode ser acessado.

As impressoras são alvo antigo de hackers, principalmente as conectadas a redes empresariais. Através desses aparelhos eles teriam acesso a toda a rede e seria mais fácil invadir os computadores. Exatamente por isso, as empresas que fabricam as impressoras reforçam a segurança, diferente dos outros aparelhos smart, onde as tentativas de ataques são novidade.

Os pesquisadores também alertam que mais de 90% dos malwares estão presentes no sistema operacional do Google e mais de 70% dos ataques são feitos com o objetivo de roubar dinheiro dos usuários, seja através de falsos serviços de SMS ou sistemas de pagamento móvel, como aplicativos de bancos.

 

Deixe seu COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge

Email
Print