Aprenda: Como trocar o processador do seu computador

 

trocar processador - img 1
trocar o processador – img 1

Para você que pensa em trocar o processador por um mais potente, ou que simplesmente quer trocar um processador com problema ou queimado, fizemos um tutorial passo a passo.

Processadores são vitais para o funcionamento e desempenho de um Computador. A cada dia que se passa mais potente e complexos eles vão se tornando e mais desempenho e velocidade eles trazem.

Há diversos tipos de modelos de processador disponíveis nas lojas com configurações e potências diferentes. Sendo assim, é importante estar atento na hora da compra para evitar prejuízos e defeitos.

Veja o vídeo tutorial

Como saber por qual processador posso trocar?

Para trocar o processador, o que  vai determinar qual o modelo de processador é compatível com o pc é sempre o socket do processador (local na placa mãe onde se encaixa o processador ) e as instruções do chipset. Temos muitas placas mães que, devido ao chipset ser um pouco obsoleto, não possibilitara a troca.

Olhe no manual da placa mãe ou procure no seu Windows o modelo da placa mãe ou use Everest para saber qual é o modelo de sua placa mãe, após isso pesquise na internet para saber quais os modelos de processadores a sua placa mãe suporta.

O que é Soquete?

Os soquetes são entradas (encaixe) que as placas-mãe possuem para instalação dos processadores. Existem diversos tipos, cada um deles é específico para cada fabricante ou modelo de processador. Confira abaixo os padrões mais utilizados atualmente e suas respectivas família de chips.

Passo a Passo – Como Trocar o Processador

Primeiramente confira a compatibilidade do soquete da sua placa-mãe e o processador.

Para trocar o processador requer muito cuidado para coloca-lo em seu devido lugar, mas não é uma tarefa complicada. Siga as orientações abaixo para uma instalação segura:

 

1 Uma dica muito importante antes de abrir o PC, sempre encoste em uma superfície metálica ou utilize uma pulseira antiestática. Isso é importante para retirar o acúmulo de eletricidade estática do corpo e evitar danos ao seu PC.

2 Retire todas as placas ou fios que estejam no caminho do processador. É importante que o espaço fique livre para que o usuário identifique corretamente o soquete.

3 Antes de instalar o processador, passe sempre a pasta térmica em sua superfície. Deve ser em pequena quantidade, apenas para cobrir completamente a superfície. Sua função é retirar o calor do processador e transferi-lo ao cooler para uma dissipação mais eficiente. Em alguns casos, a placa térmica já vem aplicada no dissipador que acompanha o processador, não sendo necessário aplicá-la novamente.

trocar o processador - img 2
trocar o processador – img 2

4 Em um dos cantos do processador haverá um triângulo pintado, que deve ser alinhado com a marcação, também de triângulo, que há no soquete. Esse sinal gráfico serve para que o usuário encaixe perfeitamente os dois componentes. Sendo assim, nunca force o encaixe, pois não será possível instalar o processador caso as marcações não estejam alinhadas e isso pode danificá-lo.

 

5 Após encaixar o processador, encaixe as presilhas do cooler na placa-mãe e pronto.

 

Pronto! Agora é so aproveitar o desempenho do seu novo processador em seu PC.

2 Comments

Deixe seu COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge

Email
Print