Início dicas Aprenda a comprar de forma segura na internet

Aprenda a comprar de forma segura na internet

31
0
COMPARTILHAR

Os grandes avanços da tecnologia nos proporcionaram uma enorme mudança de hábitos, principalmente no que diz respeito à compra e venda. Hoje em dia, quase tudo que fazemos é online, seja uma pesquisa de preço até a própria finalização da compra.

Compras Online

Se por um lado a internet nos trouxe comodidade e rapidez, por outro, nos trouxe insegurança. Existem inúmeras quadrilhas especializadas em golpes pela internet, que se aproveita, muitas  vezes, da ingenuidade das pessoas para aplicar os mais terríveis golpes. Por isso é importante tomar muito cuidado com a internet, principalmente com transações financeiras.

Antes de conferir as dicas abaixo, é necessário saber se o seu computador já está infectado. Muitas vezes nem nos damos conta de que há um programa malicioso no nosso computador. Por isso, antes de seguir qualquer dica, saiba como verificar se seu PC está com vírus. Caso os sintomas sejam verdadeiros, medidas drásticas devem ser tomadas. Portanto, você deve saber como eliminar o vírus imediatamente.

Para que você possa se precaver melhor em relação a isso e evitar futuros transtornos em sua vida, trouxemos algumas dicas valiosíssimas para comprar de forma segura na internet. Não se preocupe que são coisas simples que vão assegurar que você possa fazer negócios tranquilamente pelos meios online. Vamos lá!

Conheça o vendedor

Há uma infinidade de opções de lojas virtuais. Se você colocar “comprar sapatos”, por exemplo, irá aparecer dezenas e dezenas de páginas com endereços de lojas que vendem sapados. Agora fica a pergunta: Todas são confiáveis? A resposta é NÃO!

Segurança Online

Por isso, o primeiro passo para realizar uma compra segura na internet é ver os dados da empresa que está vendendo o produto. Verifique e a loja disponibiliza o CNPJ da empresa, o telefone e o endereço. Caso não encontre esses dados, melhor não arriscar.

Verifique se há reclamações sobre a loja

Achou o produto que você quer comprar? A loja parece ser confiável? Calma! Não se precipite. Antes de pensar em finalizar a compra, faça uma varredura na internet sobre a reputação da loja. Sites como o Reclame aqui possuem um ótimo banco de dados para pesquisa. Verifique se há muitas reclamações da loja e quais são essas reclamações. Supondo que haja dezenas de pessoas reclamando que suas encomendas não foram feitas, imagino que você não vá querer arriscar a comprar nessa loja, certo?

Observe se está em um local seguro

Hoje em dia é realmente difícil saber se estamos seguros, tanto na rua quando na internet. Pois é, triste realidade. No entanto, existe um recurso na net, que pode nos deixar mais tranquilo.

Compras Seguras na Internet

Sempre que estiver em um ambiente virtual, principalmente em lojas, verifique se há um cadeado na parte esquerda da sua barra de endereço. Esse cadeado é um selo da SSL (Secure Socket Layer) e significa que a empresa toma medidas de segurança para proteger os dados dos clientes.

Prefira as lojas que oferecem mais recursos

Geralmente, as lojas que oferecem mais suportes aos clientes são as melhores de se comprar. Um chat, por exemplo, facilita muito a comunicação do cliente com a empresa. E quanto maiores forem as alternativas de comunicação, menor será a chance de você ter dor de cabeça no futuro.

Preço muito baixo? Caia fora!

Parece meio contraditório, eu sei! Mas vá por mim: Não confie em ofertas “inacreditáveis”. Muitas pessoas já caíram em golpes como esses. Lembre-se: as lojas precisam ter lucros para continuarem operando, portanto, não faz sentido oferecerem um produto pela metade do preço, por exemplo. Fique atento (a).

Nunca faça compras por meio de computadores ou redes públicas

Essa é a última dica, mas uma das principais! Jamais faça compras na internet em uma computador ou rede que não seja privada e de sua confiança. Nas compras você colocará dados pessoais e financeiros, e  você não vai querer esses dados em uma rede pública não é? Por mais tentador que seja usar um wifi público, não compre nada se a rede não for sua.

Este artigo foi escrito por Felipe Henrique, fundador do Blog Argus Web.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

CommentLuv badge