Aumenta o número de Cybercrimes [ segurança na internet ]

Segurança na internet

segurança na internet: Dados alarmantes foram divulgados pela empresa de segurança virtual Symantec sobre os crimes virtuais no brasil, segundo o levantamento mais de 22 milhões de brasileiros foram vítimas de algum tipo de golpe virtual no período de um ano, numero bastante alto que gira em torno de 10% da população nacional.

Crime lucrativo

Durante o tempo avaliado para o levantamento, os criminosos teriam levado nada menos do que 18 bilhões de reais, algo bem próximo do tráfico de tráfico de drogas, a quantia tirada de cada vítima foi de uma média de R$ 871. Nosso país não tem uma legislação exemplar para combater este tipo de crime, diminuindo a noss segurança na internet, os riscos para quem comete os atos é bem menor do que o tráfico, logo vê-se um grande salto no número de crimes cibernéticos cometidos.

Um novo cenário

De acordo com os dados cerca de 57% dos usuários de smartphones foram vítimas de golpes, o que nos faz lembrar da insegurança das redes Wifi públicas, que não devem ser usadas de modo algum para realizar compras e/ou pagamentos pois por serem abertas qualquer um na rede pode “espiar” o que um usuário faz e assim descobrir facilmente senhas de cartões de crédito.

Além de ter que tomar alguns cuidados, os criminosos não se sentem satisfeitos e vem aprimorando suas técnicas, dentre elas a que teve o crescimento mais significativo foi o Ransonware, que é basicamente o sequestro do dispositivo de um usuário, que só volta a ser disponível ao dono mediante a um pagamento feito ao criminoso.

Não seja vítima

Para não se tornar mais um número nas estatísticas algumas medidas de seguranças simples e eficientes podem te livrar de uma bela dor de cabeça como não acessar sua conta e cartões em redes públicas, sempre verificar se o site onde você vai comprar oferece protocolos de segurança, verificar sempre se há algum software mal intencionado no seu dispositivo e trocar de senhas periodicamente.

Seguindo estas dicas simples você diminui pra quase zero as chances de ser vítima de crimes virtuais.

Deixe seu COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge

Email
Print