roteador

aumentar o sinal da rede wi-fi

Neste artigo darei algumas dicas de como melhorar a internet sem fio de sua casa (aumentar o sinal da rede wi-fi) ou pequena empresa.

Hoje em dia os roteadores wi-fi estão sendo cada vez mais procurados, mas ainda está havendo muitas reclamações sobre a instabilidade e a qualidade do sinal.

 

Onde deixar o roteador wi-fi

Procure deixar o roteador wi-fi no ponto central e mais auto de sua casa, com isso o alcance do sinal será melhor distribuído. Talvez a sua casa possa ter paredes muito grossas, causando uma perda de sinal e talvez até perda de dados, guando acessado a internet em alguns cômodos. Para resolver este possível problema, procure deixar o roteador entre os cômodos da casa, pois o cômodo em que estiver o aparelho, receberá o melhor sinal.

Se mudando o aparelho de lugar, para posiciona-lo em um local mais estratégico não funcionou muito bem. Então você pode trocar a antena, mas isso se o seu aparelho for do tipo dos que podem remover a antena. Veja qual potência máxima interpretada pelo roteador, isso por que não adianta usar uma antena de 10dpi, se o seu aparelho não manda o sinal na mesma intensidade. Nesses casos a rede pode ficar ainda pior.

Quando realizado a troca da antena, deixe ela na posição vertical para que o sinal seja melhor distribuído.

Com uma antena mais potente torna-se mais necessário fazer ajustes nas configurações do roteador de maneira que ele interfira menos em aparelhos eletrônicos ou em outras redes sem fio.

 

Mais de um roteador

Em empresas ou casas com muitos computadores, é recomendável instalar mais de um roteador, para ser utilizados como replicadores, evitando assim uma supercarga e possíveis travamentos da conexão.

Configurando o roteador

A configuração do roteador é feita por um endereço especifico, para descobri-lo siga os passos abaixo.

  1. clique no menu iniciar e no campo de pesquisa (windows 7) digite cmd e clique no programa que aparece logo acima com o nome de cmd.exe
  2. Dentro da janela que abriu digite ipconfig e tecle enter
  3. Procure por seu adptador de rede e veja qual é o seu GatewayPadrãoipconfig
  4. Agora na barra de endereço do seu Browser digite o endereço encontrado.
  5. Vai abri uma janela pedindo o nome de usuário e senha. O padrão é admin para os dois campos.
  6. canais (Channel): Procure pelo menu wireless e logo você vai encontrar uma escolha para os canais (Channel)  wi-fi. A grande maioria vem como padrão o canal 6, mas por isso, mas por isso muitas redes que estão próximo da sua poderão ser afetadas. Mudando o canal você estará mudando a frequência do sinal e evitando assim possíveis interferências, mas cuidado para que a frequência escolhida não coincida com a de telefones sem fios, pois isso pode acarretar em problemas com a internet.
  7. Firmware:  Assim como o sistema operacional precisa ser atualizado o firmware do roteador também precisa ser atualizado, isso corrige uma série de falhas que podem causar travamentos e perda de dados. Para atualizar basta acessar o site da fabricante e fazer o download da versão mais recente do firmware.
  8. Atualizando o Firmware: Depois de fazer o download da versão mais recente do firmware através do site do fabricante, Acesse o menu de atualização do Firmware. Uma janela de upload será aberta para que você indique onde está o arquivo de atualização. Importante! Não desligue o aparelho durante a atualização!configuracao roteador

 

Essa foi a minha dica de como vocês podem melhorar a conexão da rede wi-fi.

Até mais.

 

1 thought on “aumentar o sinal da rede wi-fi

Deixe um comentário

CommentLuv badge