Início dicas Montar PC, part 1.7: Como escolher a Fonte para PC?

Montar PC, part 1.7: Como escolher a Fonte para PC?

27
1
COMPARTILHAR
como escolher uma fonte de alimentacão para pc
como escolher uma fonte de alimentacao para pc

Saber escolher a Fonte para PC  adequadamente é muito importante. Se ela não suprir todas as necessidades energéticas de que cada componente do pc necessita, poderá haver vários problemas, como lentidão no computador, auto consumo de energia e até mesmo a queima de alguns dos componentes. A escolha é definida pela a capacidade de Watts, que deve suprir a soma de todos os componentes da máquina e ter uma boa eficiência (exemplo, selo 80Plus). Fontes genéricas, sem os selos de qualidade são válidas somente para computadores de uso bem básico mesmo.

 

Como escolher uma Fonte de Alimentação?

O maior problema cometido na hora de escolher uma fonte para pc, é se preocupar somente com a quantidade de watts que está estampada em sua face. É como escolher uma câmera digital somente pela quantidade de “MP” (Megapixels), ou como escolher um computador pela quantidade de memória, o que é totalmente errado.

Para escolher uma boa fonte para o computador, a primeira coisa é pesquisar por fontes que mostram watts reais e não watts nominais. Uma fonte de 400w nominais, não entrega se quer 350w; enquanto uma de 400w reais são 400w mesmo. Então fique atento a este detalhe!

Depois de escolher entre watts reais ou nominais, deve-se analisar a quantidade de watts e a sua eficiência energética.  A eficiência energética de uma fonte é dada em porcentagem. Exemplo: uma fonte com 80% de eficiência indica que ela desperdiçará em forma de calor, 20% de sua potencia de watts em forma de calor.

Selo de eficiência da fonte

Para separar fontes eficientes de fontes ineficientes, foi criado o selo 80 plus. Para adquirir este selo, a fonte tem que entregar no mínimo 80% de eficiência, quando submetido a testes de  20, 50 e 100% de uso de seu potencial. Assim quanto maior a eficiência, maior o selo a ela atribuída. Veja abaixo a tabela de eficiência das fontes do selo 80 PLUS:

fonte de alimentação - selo 80plus

Cuidado com selos 80plus falsos, caso tenha alguma dúvida consulte o site ww.plugloadsolutions.com.

Evite fontes genéricas

nao ecolher fonte generica 150x150
nao ecolher fonte generica

Fontes genéricas ou semi-genéricas, são aquelas fontes que mostram watts nominais e não possuem o selo 80Plus. Estas fontes esquentam mais, consomem mais energia, não entrega os watts prometidos e não possuem circuitos de proteção adequado, causando a sua queima ou até mesmo de algum componente do pc.

Fontes genéricas podem ser utilizadas, em computadores básicos e que não ficam muito tempo ligados. Caso contrário é muito mais compensador comprar uma fonte para pc que tenha o selo 80plus, tanto pela economia de energia, como pela sua eficiência. Se for um computador para game, então o selo 80plus é obrigatório.

 

Calculando a Fonte para pc

Vamos calcular a quantidade de Watts que uma fonte para pc deve ter. deve-se calcular o consumo de watts de cada componente do computador. Na imagem abaixo você pode ver o consumo médio de cada deles:

consumo médio dos componentes do pc
consumo médio dos componentes do pc

Depois de calculado, deve-se escolher uma fonte com uns 25% a mais dos watts obtidos, garantindo uma boa margem de segurança na entrega de energia. Exemplo: se no cálculo foi obtido o valor de 375w, uma fonte de 500w seria o ideal. No geral um computador de configuração básica, sem placa de vídeo, uma fonte de 350 watts já mais do que suficiente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

CommentLuv badge