Como Escolher um Smartphone [Dicas]!

Se você pensa em trocar de celular/Smartphone  mas tem dificuldades para escolher um novo modelo que seja adequado para suas necessidades, nós podemos lhe dar uma mãozinha para escolher o modelo que seja perfeito para você!

Smartphone – Pense no seu bolso

Antes de pensar nos diversos aparelhos disponíveis no mercado você deve primeiro saber quanto você tem disponível. Se você não pretende gastar muito, aparelhos com Android podem ser uma boa opção e tem alguns modelos com preços a partir de R$ 350,00, como o Galaxy Ace da Samsung e o LG Optimus L3 II.

 

Mas se você não tem tanta pressa assim, pode esperar os modelos que serão lançados com o Firefox OS. O sistema operacional móvel da Mozilla tem a proposta de oferecer a aparelhos de baixo custo uma boa performance e um sistema leve e descomplicado.

A ZTE já começou a mobilizar o Firefox OS com seu novo smartphone, o ZTE Open, que pode chegar ao mercado brasileiro ainda este ano.

Uma outra opção também é o Xperia E da Sony, que por padrão tem como SO o Android, mas a Sony oferece uma atualização para o Firefox OS como opção. Porém seu preço é um pouco mais elevado, em média R$ 530,00.

 

Qual o sistema adequado?

 

Essa é a pergunta que mais gera polêmica, mas o que deve se pensar é nas suas necessidades.

O iOS é um sistema ótimo para trabalhar e obter produtividade, e possui uma vasta gama de aplicativos que ajudam ainda mais nisso. Mas se você não pretende usa-lo como extensão do trabalho ou dos estudos, não tem problema, pois o iPhone serve pra praticamente o que você quiser, mas devemos mencionar que a sociabilização que ele proporciona é algo único, pois oferece opções de serviços e aplicativos sociais para todos os gosto, até para os gamers através do Game Center.

 

O já mencionado Android é um sistema um pouco mais profundo, podendo se adaptar às necessidades do usuário de maneira mais eficiente. Um dos pontos fortes mais aparentes é a personalização, que é praticamente total, sendo assim a sua criatividade é o limite para a aparência.

Além da aparência, a integração usuário-aparelho é muito boa, e a Play Store oferece a maior quantidade de aplicativos para ajudar a deixar o seu smartphone melhor para seu uso. Mas por ter diferentes gadgets de diferentes configurações, alguns aplicativos se limitam pelo modelo do seu aparelho e as configurações que ele oferece, sendo assim, uma boa escolha, nesse sistema é fundamental.

 

Já o Windows Phone tem o seu mercado ainda em expansão e não conta com a mesma quantidade de aplicativos que os seus concorrentes, porém o próprio sistema dá conta dessa parte. O visual é moderno e se integra bem com os aplicativos inseridos, e a interface estimula a leitura, o tornando muito bom para quem envia e recebe muitos emails ou mensagens.

 

Firefox OS e Ubuntu Touch ainda não estão bem inseridos no mercado, porém alguns modelos com Android podem roda-los sem problemas, mas normalmente não de maneira oficial. No futuro ambos os sistemas podem se tornar fortes opções ao Android, que hoje reina absoluto por ter infinitos tipos e modelos que vão desde os simples aos mais elaborados dispositivos.

iphone 5 galaxy s3

As funções merecem destaque

O que um celular pode oferecer hoje em dia vai bem próximo ao inimaginável alguns anos atrás, então na hora de escolher o seu novo brinquedo você deve pensar bem no que ele pode oferecer a você para uma boa experiência pelo maior tempo possível.

 

Funções telefônicas são o principal foco, pois há smartphones com telefonia comum, capacidade para dois ou mais chips e internet de alta velocidade. Se você pretende utilizar mais de uma operadora, alguns aparelhos de baixo custo podem satisfaze-lo e custando pouco, a exemplo dos modelos Galaxy Ace Duos, Galaxy Gran Duos, Xperia E Dual, Optimus L3 II Dual e Razr D3.

Se você pretende investir um pouco mais para ter internet de altas velocidades é recomendado que procure modelos com 4G como: Razr HD, Lumias 820 e 920, Xperia ZQ, Galaxys S3 e S4, Optimus G e F5, Galaxy Note 2, BlackBerry Z10, Xperia SP ou Galaxy Express. Vale lembrar que o iPhone 5 possui conexão 4G, porém não é compatível com a rede brasileira.

Uma dica importante é que se você não mora em uma região metropolitana ou capital ainda não vale a pena comprar um modelo por causa da conexão 4G pois ainda não há datas para implementação fora das capitais.

Sony Xperia ZUltra

Performance também importa

Se você gosta de jogos modernos, assiste a vídeos em alta qualidade ou apenas é um entusiasta, a performance do aparelho pode pesar mais na hora da escolha.

Em termos de performance o iPhone é um modelo que não decepciona e se você não quer ter surpresas desagradáveis é muito indicado, por possuir uma performance estável e fluida.

 

O Windows Phone também traz como características dos seus aparelhos uma estabilidade muito boa e livre de travamentos indesejados. Também roda aplicações pesadas sem maiores problemas mesmo nos seus aparelhos mais simples.

 

No Android as coisas são um pouco mais frágeis, pois o sistema pode se tornar um pouco mais lento em dispositivos com hardware menos favorecido. Porém nos smartphones mais robustos esse problema é inexistente. Além disso, o hardware dos Androids é bem superior ao dos dispositivos com outros sistemas, tendo inclusive smartphones com processadores de até oito núcleos como o Galaxy S4 e no futuro, modelos equipados com chips MediaTek poderão ter também os Octa-Core.

 

Por não haver disponíveis smartphones com Firefox OS e Ubuntu Touch, não podemos fazer uma análise precisa da performance, porém testes preliminares em dispositivos adaptados sugerem que o Firefox OS terá uma performance leve e estável enquanto o Ubuntu Touch terá uma boa velocidade e uma estabilidade parecida com a do Windows Phone, mas os aparelhos usados para os testes são em questão os da linha Nexus do Google, portanto ainda não se sabe determinar o potencial dos smartphones que virão com o sistema instalado de fábrica.

 

Ainda no quesito performance merecem menção honrosa pela eficiência a um preço acessível os aparelhos: Lumia 820, Xperia SP e Razr i (Que tem processador intel de arquitetura X86).

Visual também conta

Normalmente passamos muito tempo com nossos smartphones, por isso um bom design pode ser decisivo na hora da compra, afinal ninguém quer passar tanto tempo olhando para um aparelho que não acha nada atraente. Os aparelhos da linha Lumia merecem destaque pelo grande número de cores e o design de muito bom gosto por parte da Nokia.

E também merece destaque o Moto X da Motorola que você pode escolher uma entre mais de 500 personalizações possíveis, e esse recurso estará disponível no Brasil, mas não se sabe se haverão limitações, o serviço e a venda do aparelho estarão disponíveis em setembro.

 

Mas para os modelos mais “conservadores” várias lojas oferecem capinhas dos mais diversos modelos e estilos, vale a pena conferir antes de finalizar sua compra.

phpNGXsz5nokia lumia - smarthopne

Uma escolha difícil

Com tantas opções no mercado, tem ficado um pouco difícil escolher um modelo em meio a tantos parecidos, mas pode-se dizer que não há smartphones iguais, pois cada um tem algum detalhe que o deixa único e o diferencia dos concorrentes.

Por isso, antes de comprar é bom pesquisar bem antes de escolher, mesmo que atualmente a evolução tem sido tão intensa que a cada ano surgem novos aparelhos cada vez mais incríveis, escolher o celular que seja perfeito pra você e que vá ter utilidade por mais tempo.

Deixe seu COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge

Email
Print