Como escolher um monitor para PC

Para quem está procurando como escolher um monitor para pc, mostraremos alguns dados importantes que é preciso levar em consideração antes de tirar o dinheiro do bolso.

Você vai ver por exemplo: O que é tempo de resposta, frequência, resoluções, diferenças entre os tipos de Displays (TN, VA e IPS), cores e contrates, tipos de conexão, etc. Ou seja, tudo o que você precisa saber para escolher melhor o seu monitor.

DICA! Se você vai comprar um computador, compre o monitor separado. É a melhor opção, pois assim você escolhe o modelo que mais se adaptada as suas necessidades.

como escolher um monitor para pc
Foto notificada: reprodução buscapé

O que considerar ao Escolher um Monitor para PC?

Quando for escolher o seu monitor, escolha um que atenda as suas necessidades. Essa é a dica número 1!

Defina as suas necessidades: Se é para navegar na internet, escrever, jogar, trabalhar com programação, assistir filmes, se pretende utilizar recursos 3d ou se é somente para trabalhos de escritório. Assim é possível economizar um bom dinheiro e ainda evitará de ficar insatisfeito com o produto.

A grande maioria das pessoas, quando vão às lojas para escolher um monitor, o que elas olham são basicamente o tamanho do monitor, se é LCD ou LED e a marca do fabricante. Mas será que isso é suficiente?

Os vendedores, na maioria, só querem vender, então as vezes deixam de explicar alguns dados fundamentais para que o cliente possa optar pelo melhor modelo que atenda suas necessidades. Por exemplo: você sabe o que é TN, VA ou IPS?

O melhor monitor com certeza é aquele que possui as melhores tecnologias e o melhor design. Mas, este não é um item barato. E, mesmo nesse caso, se você não souber alguns dados fundamentais, poderá levar gato por lebre. Então se ligue no que vem abaixo para não sair insatisfeito com a compra ou ficar no prejuízo!

 

LCD OU LED?

Esta é uma questão que basicamente o usuário está a pensar sobre qual delas escolher.

LCD vs LED
Foto reprodução: exploretek

LCD: a Tecnologia LCD (Display de cristal líquido) utiliza um painel fino, uma tela feita de duas lâminas de vidro que são separadas por um cristal líquido, com lâmpadas fluorescentes traseiras, que ajudam na reprodução das imagens. São boas para ambientes claros, pois não recebem muito reflexo. Mas os ângulos de visão são bastante limitados. Apesar de boas imagens, não alcançam a nitidez, brilho e contrasta como as de LED.

LED: Bem, na verdade, os monitores de LED tem uma tela de LCD. A diferença é que as lâmpadas para iluminar por trás, são de LED. São mais brilhantes, consomem menos energia e permite a fabricação de telas mais finas. Hoje, a grande maioria dos monitores são LED, então na hora da compra só confirme esta informação.

 

Tempo de resposta

Em se tratando de Games, o tempo de resposta é fundamental.

Tempo de resposta do monitor
Foto reprodução:gethelponline

O tempo de resposta é determinado pelo tempo em que um 1 pixel, no tom preto, muda totalmente para o branco, sendo ele responsável pelo efeito fantasma. Alguns fabricantes mostram tempos bem reduzidos como por exemplo 2 milissegundos (2ms). Mas, não acredite muito nesse número apresentado por eles.

Alguns fabricantes têm como base, para medir o tempo de resposta, os tons de cinza, levando a um número não muito preciso, pois é bem mais rápido mudar de um tom de cinza para outro. Para ter uma compensação no tempo de resposta eles utilizam o recurso RTC.

O recurso RTC ajuda a reduzir o efeito fantasma e diminuir os borrões na tela. Mas nem todo recurso RTC funciona muito bem. Então o ideal seria, depois de se interessar por um modelo de monitor, conferir algumas análises ou ver a opinião de outros usuários. O tempo de resposta é importante, mas para os jogadores mais exigentes e os fascinados por qualidade e desempenho o que importa mesmo é o Input Lag.

Input Lag: É o atraso em milissegundos, entre o recebimento, processamento e exibição do sinal de vídeo. Os fabricantes não costumam apresentar tal informação, então o ideal é consultar sites especializados, como o DisplayLag. No caso de FPS em jogos, um input leg abaixo de 20ms é o ideal, mas até 40 ms ainda oferece bons resultados com um mínimo de percepção.

 

Tipos de Displays (TN, VA e IPS)?

Agora entraremos em alguns dados mais técnicos, mas que são de extrema importância para que você saiba escolher melhor o seu monitor.

No mercado existem três tipos de Telas: TN, VA e IPS. Estas tecnologias vão determinar a qualidade das imagens reproduzidas em um monitor.

TN vs VA vs IPS
foto reprodução: matome.naver

TN: Este é o tipo de painel mais antigo, sendo também o mais barato e com o menor tempo de resposta. Como o tempo de resposta é muito importante para jogos, então essa seria o ideal, desde de que o jogador não se preocupo muito com a fidelidade das imagens e o ângulo de visão. Ele também é ideal para acessar a internet e realizar trabalhos de escritório. A desvantagem fica por conta da reprodução de cores, que apresenta imagens desbotadas, impossibilitando a distinção entre tons claros e escuros. Em ângulos de visão acima de 160 graus, fica quase impossível distinguir as imagens.

Não recomendado para edição de fotos: Para quem trabalha ou pretende trabalhar com edições de fotos, fuja do TN. Como ele não apresenta uma boa fidelidade das cores, apresentando-as com desbotoamento, fica inviável utilizar este tipo de monitor para essa finalidade. Os trabalhos realizados nesse tipo de display podem não ser aquilo que você esperava quando apresentado em outro meio de reprodução, como no caso de impressões, por exemplo.

IPS:(In Plane Switching) S-IPS, desenvolvida pela Hitachi.Este é muito destinto do TN, sendo basicamente o melhor e o mais caro deles. Ele apresenta alta fidelidade na reprodução de cores e melhores regulagens de contraste,ideal para tratamento de imagens. O ângulo de visão é bastante extremo, as distorções são mínimas quando olhado de lado, podendo observar em ângulos mesmo próximo de 180 graus, com uma leve tendência a tons quentes.

Neste tipo de display, o nível de preto é menor que no VA, e geralmente, o tempo de resposta é superior, mas inferior ao TN. Esses modelos são bastante comuns aqui no Brasil.

VA: Esse pode se dizer que é o intermediário entre o TN e o IPS, talvez o melhor custo-benefício. Ele reproduz cores vivas e altos níveis de contrastes, tendo como o ponto mais forte a reprodução de pretos densos bem representados, criando excelente qualidade em vídeos e imagens. Os ângulos de visão vai de 160 a 170 graus. A desvantagem fica por conta do alto tempo de resposta, não sendo recomendado para games.

Para descobrir se o tipo de tela é VA, basta dar um pequeno toque com o dedo na tela, aparecerá um rastro que desaparece lentamente. Mas telas com película ou vidro de proteção, não tem como fazer este teste.

 

Revestimento

O revestimento é o material utilizado para proteger a tela do monitor. Existem dois tipos de revestimento: Anti-Glare (AG) e Glossy. Cada um tem a sua qualidade.

gloss vs anti-glare
Foto reprodução: perfectfittech

Anti-Glare: É um revestimento Antirreflexivo. Ou seja, é utilizado com a finalidade de evitar reflexos na tela. São bons para quase todos os tipos de ambiente, quanto mais grosso o revestimento menos reflexivo será o monitor, mas diminui, em pequenos detalhas, a qualidade das imagens e os revestimentos muito espessos não são aconselhados para leitura e navegação na internet. Esse tipo de revestimento também é menos sujeito a sujeiras e marcas de dedo.

Glossy: é o revestimento que adiciona uma proteção a tela, se parece com um vidro bem limpo. Ele garante cores bem vivas e vibrantes deixando a qualidade bem mais limpa e sem distorções, sendo perfeita para leitura. Por não distorcer a radiação da luz, torna-se bastante reflexiva e utilizar em ambientes com iluminação direta pode ser bastante incômodo. Ele é mais recomendado para ambientes escuros.

Esse tipo de revestimento, ao contrário do anti-glare, está muito mais sujeito a poeira e marcas dedo, sendo preciso uma limpeza mais constante. Para evitar isso, alguns fabricantes costumam colocar uma camada de proteção. Se for colocar uma camada de proteção posterior, tenha cuidado para não deixar sujeiras e marcas de dedo entre a camada e o revestimento. Para limpar utilize uma flanela úmida e depois uma seca. Nunca utilize papel higiênico ou papel toalha, pois podem arranhar a superfície.

 

Frequência

60hz vs 120hz
Foto reprodução: gethelponline.org

Frequência é a taxa de atualização com que o monitor trabalha. Ou seja, um monitor de 60 Hz pode reproduzir 60 quadros por segundo e um de 120 Hz, 120 quadros por segundo. Daí você pode se perguntar: mas para o olho humano, acima de 30 quadros por segundo não faz diferença? Bem, quanto mais alto a Frequência, mais nítido e suave o vídeo será apresentado, evitando àqueles rastros na tela, principalmente em jogos e cenas de ação.

Dica: Para jogos e 3D, os monitores de 120 Hz são as melhores opções, principalmente no caso do 3D.

 

Cores e contraste

Antes de mostrar a resolução e o tamanho dos monitores vamos aprofundar mais nas cores.

tabela de bits de cor por can
foto: digitalbirdphotography

Cores de boa fidelidade e profundidade são ideais para trabalhar com edição de imagens, como já mencionado. Para jogos, 8 bits por canal (16,7 milhões de cores) ou 6 bits por canal com FRC, que tem a mesma capacidade de cores, já é o bastante. Telas de 10 bits não melhora em nada a qualidade dos jogos.

Contraste: dinâmico ou estático?

contraste estatico vs dinamico
foto reprodução: viewsonic

Bem, para ser sincero, esse negócio de contraste dinâmico de 1 bilhão:1 não adianta em nada. Ele controla a luz de retroiluminação e, na prática não tem como alcançar esses valores tão altos. É como o zoom digital de uma câmera, que nada mais é do que um zoom falso. O que importa mesmo é o contraste estático, geralmente ele fica na casa de 1.000:1 ou próximo de 5.000:1. O contraste estático, quanto mais alto melhor.

 

Resolução

escala de resolucao monitor
Foto reprodução: blog.logicalincrements

Aqui é onde muitos apanham. Quem tem um pc gamer de qualidade já está pronto para encarar as altas resoluções. Mas nem todo mundo que vai comprar um monitor tem ou pretende ter um PC gamer. Então para quem possui um computador mais fraco, é preciso sim, analisar as resoluções. Todo monitor tem a sua resolução nativa e utilizar resoluções abaixo disso gera cores desbotadas.

Compre um monitor que é adequado ao seu computador. Para descobrir isso, basta conferir a resolução máxima da sua placa de vídeo, ela deve ser igual ou superior a do monitor. Se for placa de vídeo on-board (integrada à placa-mãe), consulte as especificações da placa-mãe. A placa de vídeo deve estar no mesmo nível do monitor, no caso dos monitores 4K, nem se fala!

Obs: Quanto maior a resolução, melhor deve ser a placa de vídeo. É muito importante também saber escolher uma placa de vídeo!

 

Tamanho do monitor

tamanho monitor
Foto reprodução: digitaltrends

O tamanho do monitor vai depender da sua necessidade. Se você pretende assistir filmes ou jogar, então um monitor maior seria a melhor solução. Mas sé é para trabalhos em escritório, escrita ou para realizar pesquisas na internet, não precisa de um monitor tão grande assim. Só que monitores muito pequenos também podem atrapalhar na realização dos seus trabalhos, principalmente se você precisa dividir a tela, por exemplo: um lado da tela você utiliza para escrever e o outro para ler suas fontes de pesquisa.

Para quem precisa escrever e pesquisa muito na internet, para programadores ou para quem trabalha com edição de fotos e vídeos, uma tela de 24 polegadas é uma boa opção. Pois, facilita e muito a realização dos trabalhos, oferece um maior espaço para se trabalhar e não é grande de mais para dificultar a visualização de toda a tela quando visto de perto.

Monitores com som: para liberar espaço na mesa, comprar um monitor que tenha caixas de som embutida vai ajudar bastante, mas a qualidade não é tão boa assim. Então só compre monitores com som embutido se o preço não for muito mais alto que um normal ou se você não vai se importar muito com a qualidade do áudio. Lembrando também que isso evita ter mais fios espalhados.

Obs: Normalmente os monitores maiores, tem uma maior resolução.

 

Tipos de conexões

Existem diversos tipos de Conexões, os mais comuns são: VGA, DVI-I Dual Link e HDMI.

conectores monitor
foto reprodução: umap-mga.blogspot.com.br

A conexão VGA é um padrão mais antigo e analógico, oferece uma menor qualidade. Já o DVI é muito superior ao VGA, ele é digital e oferece mais contraste e qualidade nas imagens. O HDMI também é um padrão digital que oferece alta qualidade nas imagens como o DVI, a diferença é que ele transmite também o áudio. É como se fosse um DVI com o áudio.

Dica: Não compre monitores que não tenham uma entrada DVI.

 

Resumo

Para quem passa muito tempo na frente do computador, pode não ser uma boa opção economizar tanto no monitor. Tela ruim com definição irregular afeta a vista e gera incômodo. Nesse caso, fuja de aparelhos de cores irregulares ou desbotadas, ângulos limitados e imagens distorcidas. Confira as especificações técnicas do aparelho e veja algumas análises e opiniões dos usuários.

A resolução do monitor tem que ser compatível com a da placa de vídeo. Utilizar uma resolução abaixo da nativa do monitor casam imagens desbotadas.

Frequências maiores oferecem maior nitidez e suavização das imagens em ação. Para jogos e 3D, o ideal seria 120Hz.

O tempo de resposta evita o efeito fantasma. Para games, o tempo de resposta é importa muito, mas o que vale mais é o Input Lag.

Displays: O TN tem o melhor tempo de resposta, mas com imagens mais fracas; Já o VA oferece melhor qualidade, mas com tempo de resposta muito fraco, é a intermediária entra a TN e a IPS; a IPS tem a melhor qualidade, mas com um tempo de resposta um pouco inferior a TN.

Escolha o tamanho do monitor que satisfaça as suas necessidades. Um monitor muito grande, quando visto de perto, fica difícil de ver toda a tela. Já um pequeno de mais atrapalha na realização dos seus trabalhos.

4 Comments

Deixe seu COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge

Email
Print