Início câmera digital Como Escolher uma Câmera digital

Como Escolher uma Câmera digital [dicas]

17
1
COMPARTILHAR
como escolher uma camera digital
como escolher uma câmera digital -- créditos: www.brasilcultura.com.br/

O que deve-se levar em consideração ao comprar uma câmera digital? Quantidade de mega pixels; zoom óptico; zoom digital; e a lente? Preparamos algumas dicas, que irão te ajudar a escolher melhor a sua câmera digital. Confira!

como escolher uma camera digital
como escolher uma câmera digital — créditos: www.brasilcultura.com.br/

Muitos escolhem a câmera digital pela quantidade de megapixels

Este é um dos erros mais comuns ao escolher uma câmera digital. A quantidade de megapixels não influencia diretamente na qualidade da máquina, e sim no tamanho da imagem, ou seja, em sua resolução. Quanto maior for os megapixels utilizados para tirar uma fotografia, maior será a resolução da imagem e o tamanho do arquivo gerado.

boas resolucoes para impressaoPara quem vai utilizar a câmera digital somente para tirar fotos para serem postadas na internet ou imprimir em resoluções padrão, uma câmera com 5 megapixels já está de bom tamanho. Acima disso, somente se pretender tirar fotos para serem impressas em tamanhos bem maiores.

A lente

Ao contrario dos megapixels, a lente faz toda a diferença na qualidade das fotografias tiradas, pois uma lente de qualidade, capta muito melhor a luz e as cores dos objetos, fazendo fotografias com grande riqueza de cores, criando belas imagens. Por isso que câmeras com mesma quantidade de MP podem ter preços bastante diferentes. No geral a lente de vidro é melhor e quanto maior também.

Faça um teste na hora da compra, liga a câmera e veja se as fotos mostradas estão bem nítidas, se não estão meio embaçadas.

Zoom óptico ou zoom digital?

zoom optico e zoom digital
zoom optico e zoom digital – créditos (falandodeviagem.com.br)

Não se deixe enganar sobre esta questão. Não compre uma câmera digital, levando em consideração o tamanho do zoom digital que ela pode alcançar.

O zoom digital, como o próprio nome diz, faz somente a ampliação “digital” da imagem captada pela lente, ou seja, ele não foca o objeto mais de perto como no zoom óptico.

Ao contrário do digital, o zoom óptico é o zoom verdadeiro, é aquele que foca o objeto mais de perto; o que nos volta a qualidade da lente, que quanto melhor, melhor será a qualidade da imagem no zoom.

Sensor

Quanto maior o tamanho do sensor melhor, pois registram uma maior quantidade de informações.

tamanho do sensor óptico
tamanho do sensor – créditos da imagem: static.zoom.com.br
sensor camera digital
sensor câmera digital –créditos: www.tecnologia-informatica.es

Bem, este com certeza faz uma grande diferença na qualidade final da imagem, pois ele é responsável em digitalizar a imagem vinda da lente.

Existem dois tipos de sensores,  CCD (Charge Coupled Device) e CMOS (Complementary Metal-Oxide Semi-conductor).

O CCD é ligeiramente mais sensível, obtendo imagem mais nítidas, com menos ruído, e melhores cores, mas gasta um pouco mais de energia da bateria do que o CMOS.

Recursos

recursos - camêra digital
recursos – camêra digital — Créditos: renatolimafotografo.blogspot.com.br

Existem inúmeros recursos disponíveis nas câmeras digitais, o que denota um estudo mais aprofundado. Neste vou me ater sobre o ISO.

O ISO, falando a grosso modo, é o sensor de luminosidade. Quando configurado um valor maior do ISO para se tirar uma foto, mais luz pode ser captada pela câmera. O que permite tirar fotos em ambientes mais escuros.

valores de iso - cameras digitais
valores de iso – câmeras digitais

Então se pretender tirar fotografias em ambientes com pouca luminosidade, procure por câmeras que tenham valores de ISO mais elevados. Lembrando que o valor deve ser configurado conforme a luz do ambiente.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

CommentLuv badge