Como Escolher uma Placa de Vídeo [ dicas ]

Veja neste artigo, tudo o que você precisa saber para escolher melhor a sua placa de vídeo. Pois ela é que vai deixar o seu computador mais rápido para jogos. Sabendo como escolher uma placa de vídeo, ficará muito mais fácil identificar qual delas oferece o melhor custo benefício.

Para saber identificar e escolher a melhor placa de vídeo para jogos, é preciso saber alguns dados técnicos. Confira os mais conhecidos e que também são os mais importantes, são eles: Clock da GPU, Clock das memórias, os famosos bits e os Cuda Cores ou Stream Processors. Ué, E a quantidade de memoria!? Muitos de vocês devem estar se perguntando. Bem, para a queles que acham que a quantidade de memória  influência na performasse da placa de vídeo, sinto muito informa-los que elas não influenciam em nada. 

Então o que é melhor? Uma placa de vídeo com muitos bits, com uma GPU mais veloz [clcok GPU], um alto clock das memórias ou uma grande quantidade de memória? As respostas para essas perguntas estão logo abaixo, mas antes vamos entender primeiro o que é tudo isso.

Veja: dicas para montar um pc para jogos

Placa de video AMD e NVIDIA
créditos: www.ynternix.com

O que é GPU?

GPU  (Graphics Processing Unit, ou Unidade de Processamento Gráfico), também é conhecido como VPU ou unidade de processamento visual. A GPU como o próprio nome sugere é o processador da placa de vídeo. Ele é responsável por transformar os pixels da tela em imagens. É como se fosse um pintor com milhões de mãos pintando em um tela.

Imagine o processador do computador tendo que compor as imagens das cenas de um filme ou os frames de um jogo na tela, no qual é preciso mostrar e atualizar milhares de cores a uma velocidade espantosa. O processador do computador não daria conta ou o processo seria lento de mais. Para isso é que utilizamos a placa de vídeo que tem um processador (GPU) otimizado para realizar esta tarefa. GPU placa de video

Clock da GPU

O clock da GPU é a velocidade com que o processador (GPU) da placa de video trabalha. Ou seja, quanto maior a velocidade de Clock da GPU, mais rápido ele compõe as imagens na tela. Esta velocidade é medido em MHz, imagine uma impressora  jato de tinta imprimindo uma página. -O clock da GPU é como se fosse a velocidade com que a impressora imprime as imagens em uma pagina, só que á uma velocidade espantosa.

Clock da memoria

O clock da memória nada mais é do que a velocidade com que as memórias trocam informações e são medidos em MHz.

Imagine que a memória seja um veículo. Se colocar dois veículos para apostar uma corrida, sendo um veículo antigo e outro novo, mas os dois de mesma potencia. Qual ganhará a corrida? o mais antigo ou o mais novo com uma nova tecnologia? Com as memórias, funciona da mesma forma. Por tanto, quanto mais recente a arquitetura da memória e maior o valo de MHz melhor e mais rápida será a memória.

Bits

Os bits é como se fossem estradas pelas quais todo o trafego é transmitido, levando e trazendo informações. Compare os bits como sendo cada bit uma via de acesso, ou seja,quanto mais bits mais vias de acesso. Imagine um trafego muito grande de veículos em uma unica estrada, com certeza haverá um congestionamento. Agora se tiver várias estradas que levam ao mesmo destino o congestionamento será bem menor ou não haverá. Concorda?

Cuda Cores ou Stream Processors

A explicação mais simples para estas nomenclaturas é: estes são os nomes que os processadores gráficos programáveis da GPU recebe —,Sendo “Cuda Cores” para placas de vídeo NVIDIA e “Stream Processors” para as placas de vídeo da ATI. Quanto maior o número dos Cuda Cores ou Stream Processors tiver, mais potente será a placa de vídeo.

Obs: não adianta comparar o número de cuda cores referente ao número de stream processors, pois são tecnologias diferentes, adotada pelas fabricantes. A comparação só é valida, se comparado as nomenclaturas de mesmo tipo, exemplo: cuda vs cuda e stream vs stream.

Quantidade de memória

Os menos informados acham que a quantidade de memória é o que deixa uma placa de vídeo mais ou menos potente em termos de performasse. A memoria ram da placa de vídeo é responsável por carregar e guardar os mapas do jogo. Portando a quantidade de memória só vai ter uma melhor performasse na hora de carregar os mapas do jogo, diminuído apenas o tempo de carregamento. Mas ela não influencia em nada na performance dos jogos.

Placa de vídeo ideal

A placa de vídeo ideal, vai depender de cada usuário.

Se não pretende rodar jogos muito pesados ou não vai assistir filmes em Blue-ray com  alta definição, não tem porque gastar dinheiro com uma placa muito potente, -o que não é muito barato.

Agora se gosta de jogos pesados, filmes em blue-ray com alta definição, trabalha com aplicativos pesados, como editores de imagens ou editores de videos; com certeza, terá que adquirir uma placa mais potente.

Placas de vídeo de alto desempenho costuma consumir bastante energia. Então é necessário saber escolher uma boa fonte de alimentação para suprir esta necessidade.

Monitor

Uma grande questão que muitas pessoas não dão importância, é o tamanho do monitor. O tamanho do monitor e a sua máxima resolução vai interferir, e muito, no desempenho das placas de video. Imagine rodar um jogo em um monitor de 1024×768 e depois rodar este mesmo jogo em um monitor de resolução de 1920×1080. Qual destes monitores vai pesar mais para a placa de video na hora de montar as imagens? É quase como duplicar o trabalho para a placa de vídeo.

Quanto maior a resolução do monitor, melhor terá que ser a placa de vídeo. Quem tem um monitor de 1024×768, consegue ter bons resultados com placas de vídeo bem mais em conta.

Escolhendo a placa de vídeo

bem já sabemos como uma placa de vídeo trabalha, agora é hora de saber qual placa de vídeo é melhor ou pior que a outra.

Com base no que vimos, não adianta analisar um item separadamente, ex: como analisar somente o clock da GPU. É preciso analisar todo o conjunto. Para isso, existe uma forma de calcular e analisar os dados que a placa de vídeo nos fornece.

Um dos itens mais importantes na escolha da placa de vídeo é descobrir qual é a largura de banda com que a placa de vídeo trabalha. Para isso, nós iremos fazer um calculo e através deste descobriremos a largura de banda.

  • Largura de banda: A largura de banda é o resultado do conjunto bits x Clock de memória / 8, nos dando uma velocidade de transferência em MB/s.
  • Calculando a largura de banda: Clock Memória X  total de bits/8 = largura de banda.
    • Exemplo 1: Placa de video [ 9800 GT  ] = 1800 X 256/8  = 57600 MB/s ou 57.6 GB/s;
    • Exemplo 2: Placa de video [GeForce GTX650   ] = 5400 x 128/8 = 86400 MB/s ou 86.4 GB/s;
  • Cuda Cores ou Stream Processors: Descoberto a largura de banda da placa de video, analisaremos agora qual tem a maior quantidade de cuda cores ou stream processors, chegando a conclusão de qual placa de vídeo é melhor que a outra.
  • Quantidade de memória: Depois de analisar a largura de banda e o clock da GPU, Procure placas de mesmo potencial e preço, mas com uma maior quantidade de memória. Lembrando que a quantidade de memória não ira influenciar diretamente na performasse da placa de vídeo. Mas se uma placa de vídeo tem o mesmo potencial de outra, sendo que esta tenha maior quantidade de memória e o mesmo preço, qual você escolheria?

O site www.systemrequirementslab.com pode te ajudar a escolher a placa de vídeo. Nele, existe uma lista de uma enorme quantidade de jogos para testar o potencial do seu computador. Ele faz uma analise do seu PC e mostra se o seu computador está apto ou não para rodar o jogo, e ainda mostra a configuração adequada que o computador precisaria para rodar tal jogo, incluído a placa de vídeo adequada.

VÍDEO de Demostração

7 Comments

Deixe seu COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge

Email
Print