como escolher uma placa de vídeo para jogos

Placa de vídeo

Este com certeza é o item mais importante na hora de montar um computador para jogos. É a placa de video que vai definir quase que por completo o desempenho de seu pc para jogos, então é muito importante saber como escolher uma placa de vídeo.

Computador para jogos - placa de video zotac-geforce-gtx-650-1gb-ddr5-128-bit-hdcp-dualdvi-mini
site da imagem: static.aio.lv

A placa de vídeo é literalmente a que transformam os bits do computador em imagens no seu monitor. Sendo ela quase como um computador à parte. Ela tem a sua própria memória e o seu próprio processador (GPU) . Quando você for escolher a sua placa de vídeo, considere alguns itens. Os principais são:

  1. Memoria: Muita gente acha que a melhor placa de vídeo é aquela que tem a maior quantidade de memória. Está errado! A quantidade de memória não vai te dar nem um ganho de desempenho em seus jogos, uma vez que as memórias são apenas responsáveis por carregar os mapas dos jogos, somente os loads ficarão mais rápidos, então seu computador para jogos não ganhara nenhuma performance ao utilizar uma placa de vídeo com muita memória..
  2. Velocidade da GPU (Clock GPU):  Depois de carregados os mapas do jogo o que entra em ação é a GPU(Unidade de processamento gráfico), este sim, é o que faz a diferença, pois é este que faz todo o trabalho de motar as imagens na tela, quanto maior for a sua velocidade, maior será o seu poder de processamento e mais rápida será a placa de vídeo e melhor será o seu computador para jogos.
    .
  3. Clock das memórias: o clock das memórias é muito importante para o desempenho geral da placa, pois este indica qual a velocidade com que as memórias da placa de vídeo trabalham.
  4. Bits: os bites também são muito importantes, pois aliado ao clock da memória, defini praticamente o poder da placa de videio.

Recomendado:

Computador para jogos - DUAL SLI
site da imagem: www.club-3d.com

SLI / Crossfire: o SLI ou o Crossfire é a tecnologia utilizada para unir varias placas de vídeo. Se você pretende utilizar desta tecnologia em seu computador para jogos, fazendo o uso de duas placas de vídeo, então recomendo que você compre uma placa bem mais em conta, mas que tenha suporte a toda tecnologia mais recente, como suporte ao Directx 11; e mais pra frente (futuro) você compra outra placa de video fazendo a conexão entre as duas. Quando você utiliza duas placas de vídeo, elas se tornam como se fosse uma só, dobrando todo o seu poder de processamento, pois eles se somão. Então se você utilizar duas placas de vídeo de 128 bits com core de 1071MHz, em SLI OU Crossfire elas irão trabalhar em 256 bits e 2142MHz, isso irá rodar qualquer jogo em altíssima qualidade. Uma placa muito boa para isso é a VGA Zotac GeForce GTX 650 1024MB (1GB) DDR5 128bits PCI-Express ZT-61001-10M. Obs: para utilizar a tecnologia SLI ou Crossfire, é recomendado utilizar placas de vídeo de mesma tecnologia, potencia e fabricante, pois se utilizar placas de diferentes potenciais, a placa de maior potencia será limitada a trabalhar na mesma potencia da placa mais fraca.

O que você achou deste artigo? Deixe seu comentário… Se gostou Compartilhe!

Deixe seu COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge

Email
Print