Como Instalar Adaptador usb wifi TL-wn725n vs2 no Linux

Neste tutorial passo a passo mostrarei como instalar o driver do adaptador wifi usb TL-Wn725n TP-LINK no linux. Resolvi criar este artigo porque me deu muita dor de cabeça para instalar um desses no meu computador, depois de muita pesquisa na internet. Então espero que seja de grande proveito para você também.

Passos para a instalação do wifi TL-wn725n vs2 no Linux

Se você é novo no linux, não se preocupe, é bem simples, basta seguir todos os passos detalhados mais abaixo. Para usuários mais avançandos, o codigos para a instalação do driver estão descritos logo a seguir. Caso contrário, pule esta etapa e siga as instruções detalhadas mais abaixo.

Abra o terminal e digite estes comandos um por um pressionando ENTER ao final de cada comando. As instruções detalhadas e explicações de cada comando estão descritos mais abaixo.

 

1. verificar qual a versão do adaptador TL-wn725n

Bem, o primeiro passo então é verificar a versão do apdaptador usb. Pegue a embalagem do produto e procure por uma etiqueta que mostra o modelo do aparelho e a sua versão como a foto mostrada abaixo. Que no exemplo aqui é “Model: Tl-WN725N Ver:2.1”.

tl-wn725n versao
tl-wn725n numero da versão

Depois de confirmar a versão do adaptador é hora de baixar e instalar os arquivos.

2. Baixando e Instando o driver tl-wn725n para o linux

Antes de baixar realmente os arquivos do driver é preciso fazer algumas atualizações no sistema operacional para que o mesmo tenha os requisitos necessários para a instalação e reconhecimento do aparelho.

  1. Abra o terminal, apertando juntamente as teclas CTRL + ALT + T, ou pesquisando por terminal. icon-warning ATNEÇÃO! No terminal você vai digitar, ou copiar e colar, alguns comandos descritos a seguir, pressionando a tecla ENTER ao final de cada comando.
  2.  Atualizando linux: Agora no terminal digite sudo apt-get update  para atualizar fazer algumas atualizações no linux.
  3.  Instalando Aquivos necessários: Depois digite sudo apt-get install linux-headers-$(uname -r)  para instalar alguns arquivos necessários.
  4.  Atualizando arquivos: Digite novamente sudo apt-get update  para atualizar os novos arquivos instalados
  5. Instale agora o “git” digitando sudo apt-get install git
  6. Baixar Driver: Agora vamos baixar os arquivos do driver. Digite ou copie e cole este comando no terminal: sudo git clone https://github.com/lwfinger/rtl8188eu
  7. Entre na pasta: Depois de baixar os arquivos entre na pasta baixada digitando cd rtl8188eu icon-lightbulb-o Ideia: NO meu caso, estava dando erro neste comando então entrei manualmente na pasta. Para isso, fui na pasta meus documentos, abri a pasta rtl8188eu e dentro dela cliquei com o botão direito do mouse e escolhi abrir com terminal. Daí segui com o restante dos passos abaixo.
  8. Agora Para preparar e reconhecer os arquivos de instalação digite sudo make all  e aguarde terminar todo o processamento.
  9. Instalar Driver: Agora sim vamos instalar os arquivos do driver digitando sudo make install
  10. Agora digite insmod 8188eu.ko
  11. Verifique agora se o adaptador usb wifi aparece na lista. Digite ifconfig , você deverá ver na lista alguma nome como wifi ou wireless.
  12. Por ultimo reinicie o computador digitando reboot

Conectando à uma rede wifi

conectar no wifi linux
conectar no wifi linux

Depois de seguir todos os procedimentos descritos acima o seu computador linux já está pronto para se conectar a uma rede sem fio.
Vá ao lado superior direito da tela e clique no icone que representa o wifi, escolha e clique na rede que você deseja se conectar e pronto, basta digitar a senha da rede se for necessário.

Resumo

Este artigo de como instalar o driver tl-wn725n vs2 da TP-LINK foi baseado na pagina em inglês que utilizei para fazer a instalação do adaptador no meu linux ubuntu 16.04, pois não obtive sucesso com os arquivos na pagina oficial da Tp-Link. Caso a versão do seu aparelho seja diferente ou não obteve sucesso com os procedimentos aqui descritos talvez a pagina oficial da TP-LINK resolva o seu problema.

Este artigo lhe foi util? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiencia. Ou… mesmo se você teve algum problema ou encontrou algum erro neste no artigo.

Deixe seu COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge

Email
Print