Início tutoriais Como Instalar o Linux utilizando o pendrive

Como Instalar o Linux utilizando o pendrive

20
0
COMPARTILHAR
Linux ubuntu
Linux ubuntu

Veja como instalar o Linux Ubuntu, a melhor versão do Linux para quem já está acostumado com o sistema operacional Windows.

Apesar do Windows e do Macintosh serem as empresas com Sistemas operacionais próprios mais conhecidos, é importante saber que existem várias outras opções que são igualmente válidas como sistema operacional, como Fedora, Slax, Jolicloud e, a alternativa mais famosa, o Linux.

Linux ubuntu
Linux ubuntu

Diferente dos três primeiros, o linux tem várias interfaces, uma das mais “fáceis”de utilizar, para quem já está acostumado com o windows, é o Ubuntu. A distribuição baseada em Debian e mantida pela Canonical —com o apoio e colaboração de desenvolvedores do mundo todo —está cada vez mais familiar e acessível a quem não é programador, sendo uma excelente alternativa para começar a usar o Linux.

Para instalar o Linux é preciso:

O Linux dispõe de um sistema de instalação chamado de “Live USB”, que nada mais é do que uma versão pendrive de um disco de instalação. Nele, todos os arquivos necessários para instalar o sistema que você escolheu estão disponíveis para a instalação ou , caso prefira, para rodar direto do pendrive. É para a criação deste pendrive com o Ubuntu, que o Universal USB Installer será utilizado.

Passos para instalar o Linux:

Passo 1: preparando o pendrive

  1. Com o Universal USB Installer aberto, clique na caixa de seleção e selecione a versão do Ubuntu mais recente (atualmente é a “Ubuntu 11.10”);

    instalar o linux ubuntu
    instalar o linux ubuntu
  2. Após isso, marque a caixa “Download the ISO” ao lado da seleção. Quando o aplicativo exibir o alerta “Launch the download link?” (traduzido: “abir o link de download”), clique em sim (yes). Depois que o download da imagem do Ubuntu estiver concluído, o para o arquivo baixado é automaticamente preenchido pelo programa. Casa já tenha o arquivo ISO, basta indicar o caminho clicando em “Browse”;
  3. Na última caixa de seleção, escolha a unidade de disco referente ao seu pendrive (No nosso caso foi a unidade E:\);
  4. Caso você queira apenas o Linux no pendrive, marque “Check this box if you want to format drive: E:\” (Marque esta caixa se quiser formatar o drive E:\).  icon-exclamation-triangle Atenção: A formatação irá apagar todos os dados existentes no pendrive. Se formatar por engano, existe métodos para recuperar, boa parte ou todos, os arquivos perdidos.
  5. Pronto, agora o seu pendrive está pronto para instalar o Linux. Para isso, basta dar boot pelo USB.

Passo 2: Boot pelo USB

Para dar boot pelo USB, é preciso alterar a ordem de boot na bios (Setup da placa mãe), siga os passos abaixo:

  • Bem, com o pendrive pronto para instalar o Linux, deixe-o conectado no USB e reinicie o computador.
  • Para entrar na BIOS, geralmente basta ficar apertando a tecla DELETE assim que ligar o computador. Se acaso não funcionar, então é hora de prestar atenção naquelas letrinhas que aparece assim que o computador é ligado -antes mesmo da tela do windows aparecer. Nessas letrinhas, será indicado como acessar a BIOS, pois dependendo do fabricante, o acesso pode ser: DELETE, ESC, F2, F12… A indicação geralmente fica na parte inferior da tela de inicialização.
  • Dentro da BIOS, use as setas do teclado para navegar entre as opções do menu. Navegue pelo menu até encontrar a opção “Boot”. Na primeira “1st”, deixe selecionado a unidade “USB” preenchida com o nome do seu pendrive. Na lista, é mostrado o controlador do HD do computador, o drive ótico, as portas USB e, na maioria dos casos, um agente de boot pela rede.

    boot pelo pendrive
    boot pelo pendrive
  • Salve as alterações e saia da bios. Na maioria dos fabricantes, para sair e salvar, é apertando a tecla F10 (F10 Save and Exite). Feito isso o computador será reiniciado imediatamente e será dado boot pelo pendrive.

Passo 3: Utilizando o Ubuntu

Assim que o computador reiniciar, o Ubuntu exibirá a tela inicial do sistema. Você encontra o menu idiomas à esquerda, o acesso a versão de testes no centro e a opção de instalação do Linux Ubuntu à direita.

Instalar o linux -tela inicial
Instalar o linux -tela inicial

Para experimentar o Linux sem alterar nada no seu computador, selecione a opção de testes. Caso decida instalar, basta clicar no menu seguinte e seguir as instruções (Em idiomas tem a interface em Português brasileiro!)

O Ubuntu rodando a partir do pendrive é completamente funcional, e conta com vários aplicativos pré-instalados, como o Open Office, o Mozilla Firefox, o cliente de emails Evolution, o mensageiro instantâneo Empathy – que conecta com MSN, GTalk e vários outros protocolos –, o reprodutor de mídia Rythmbox além de aplicativos mais simples como o bloco de anotações Tomboy.

Mas fique atento: Na hora de escolher o local da instalação é possível particionar o HD (Dividir uma parte para cada sistema) ou formatar o HD inteiro.

Prontinho, agora use, teste e se divirta! Se gostar, você pode instalar o Linux e deixa-lo como sendo o seus sistema operacional principal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

CommentLuv badge