Início dicas como limpar o computador de forma correta e segura

como limpar o computador de forma correta e segura

27
0
COMPARTILHAR
como limpar o computador img1
Fonte (techtudo.com.br)

Limpar o computador com uma certa frequência é fundamental para o bom funcionamento a longevidade das peças. Veja neste artigo a forma correta e segura de realizar os procedimentos. Confira!

Limpar o computador de forma segura

Você pode não perceber, mas diariamente uma quantidade relevante de poeira invade os componentes do seu PC. O que pode ser apenas uma sujeirinha pode levar a danos na máquina e até mesmo na sua saúde.

Com algumas dicas rápidas você confere como limpar o computador e os seus componentes de forma correta e segura.

Dicas iniciais

Antes de começar qualquer limpeza, certifique-se de que a máquina está completamente desligada. A limpeza deve ser feita em local arejado e que seja de fácil limpeza, pois você pode se surpreender com a “sujeirinha” de seu PC.

como limpar o computador img2

Acumulo de sujeira pode prejudicar diversos componentes da sua máquina (Fonte: Reprodução)

Todo e qualquer passo desse tutorial, por mais simples que pareça, deve ser feito com cuidado e cautela. Lembre-se que seu PC não é um tanque de guerra e qualquer movimento brusco pode danificar seus componentes.

Materiais

Como se tratam de dicas simples, os materiais utilizados também têm de ser não é mesmo? Praticamente tudo que é necessário você deve ter ai em sua casa. Vamos lá.

  • Cotonetes

  • Palito de Dente

  • Água

  • Água destilada

  • Detergente

  • Chave Phillips

  • Chave de Fenda

  • Pinça

  • Aspirador de Pó

  • Álcool Isopropilico

  • Pano

  • Pincel

 como limpar o computador img3

Produtos simples resolvem grande parte dos problemas de limpeza (Fonte: Reprodução)

Mouse

 como limpar o computador img4

(Fonte: Reprodução)

O Mouse é um componente bem simples de ser limpo. Basta um pano umedecido com água e detergente e movimentos leves sobre sua superfície e ele estará novinho. Essa limpeza deve ser feita periodicamente, pois essas sujeiras que ficam agarradas no periférico podem atrapalhar o seu funcionamento.

Teclado

como limpar o computador img1

Um pincel ajuda muito a limpar um teclado (Fonte: Techtudo)

O teclado é certamente uma área que acumula bastante sujeira. Basta uma olhadinha de lado e você já repara que elas estão lá. Para limpar o teclado, remova o periférico do computador com ele desligado e leve-o até um local arejado e de fácil limpeza. Vire-o com as teclas para baixo e dê alguns tapinhas para a sujeira mais grossa sair.

Logo, use um secador de cabelo no modo frio para retirar o restante da poeira. Para as teclas, use um pouco de álcool Isopropilico em um cotonete e passe cuidadosamente entre as teclas. Cuidado nunca é demais, então não vá usar muita força pois as teclas podem se deslocar facilmente.

Cabos

A limpeza externa dos cabos é bem simples e necessita somente e um pano úmido com água e detergente, passando levemente por sua superfície, seguido de um pano seco para finalizar o processo. Evite passar pano úmido nas partes metálicas e em conexões que possam gerar futuros problemas com eletricidade.

Monitor

 

 como limpar o computador img5

No monitor, pano seco. (Fonte: Techtudo)

O monitor deve ser limpo desligo. De forma alguma use em álcool em qualquer parte do aparelho. Com um pano úmido, limpe a carcaça, seguido de um pano seco. Na tela, limpe o máximo de sujeira com um pano seco. Caso tenha adquirido algum produto de limpeza de telas, utilize-o a menos que contenha álcool.

Gabinete

 como limpar o computador img6

Cuidado nunca é demais na limpeza de componentes internos (Fonte: Techtudo)

A parte exterior do gabinete é bem simples, porém necessário um pouco de cuidado. Passe um pano úmido por todo seu exterior. Nas entradas de ar é recomendado um aspirador de pó. No final, um pano seco para finalizar sem nenhum risco de que caia água na parte interna.

A parte interna requer muito cuidado e atenção. Com o PC completamente desligado, ainda é assim, é necessário que você descarregue a energia estática do seu corpo. Para isso basta tocar no chão.

Utilize a chave Phillips para retirar os parafusos da parte de trás. Logo após, retire a tampa lateral.

Pegue o pincel e elimine toda a poeira acumulada nos componentes. Caso saiba remontar a máquina, retire os componentes para limpa-los um a um. Se não souber, nem tente pois qualquer deslize pode prejudicar e muito o funcionamento da sua máquina.

Certifique-se de limpar a ventoinha do processador, pois poeira agarrada ai pode chegar a parar o funcionamento desse componente, levando ao superaquecimento.

A limpeza de sua máquina foi feita de forma simples e rápida. Lembre-se de nunca usar álcool em nenhum dos componentes e realize limpezar periódicas.

Nunca coma nada perto do seu PC ou notebook pois algum líquido derramado no eletrônico pode queimar componentes vitais para o seu funcionamento.

Fonte: techtudo.

Escrito por Felipe Henrique de Souza

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

CommentLuv badge