Como Melhorar o Desempenho da Placa de Video – Dicas

Como Melhorar o Desempenho da Placa de Video - imagem 1
Como Melhorar o Desempenho da Placa de Video – imagem 1

Aprenda a melhorar o desempenho da placa de vídeo para rodar os jogos com mais fluidez, obtendo assim o melhor desempenho e o melhor gráfico possível!

Verificar os Drivers

É de extrema importância manter os controladores de drives (os Drivers ) atualizados para se conseguir uma rápida melhoria no desempenho do PC.

Não importa qual seja a placa gráfica, GeForce, ATI / AMD, Intel, o usuário deve sempre verificar as novidades e atualizações do fabricante antes de jogar os games mais recentes do mercado.

Como Melhorar o Desempenho da Placa de Video - imagem 2
Como Melhorar o Desempenho da Placa de Video – imagem 2

Fazer Overclocking do GPU

Os aumentos da velocidade do relógio do processador e do relógio da memória da placa gráfica podem ter um efeito significativo no desempenho do sistema durante a partida. O usuário deve ter em consideração que o overclocking aumenta a pressão e a temperatura principalmente do hardware, e não somente da CPU ou GPU, portanto, se deve ter muito cuidado ao realizar esta tarefa. Também se deve ter em consideração que o overclocking aumenta consumo de energia.

Desativar Programas

É um fato que o Windows se torna mais lento na medida em que se instalam programas. A atividade em segundo plano que se gera, muitas vezes afeta negativamente a experiência do usuário durante uma partida.

 

DIRECTX

Uma dica muito importante é ter instalado em seu PC uma versão do Directx, esse programa é essencial para rodar quase todos os jogos, ele contém diversos drivers e configurações para fazer possível o PC rodar todos os gráficos dos jogos.

Configuração nos Games

 

As placas de vídeo mais atuais podem ir até o valor 16x sem perder muito desempenho. Há jogos em que é melhor perder um pouco de desempenho do que os detalhes. É o exemplo de games de corrida ou simuladores de vôo, onde é importante visualizar os adversários a grandes distâncias.

Não aumentar o detalhe de sombras

 

A maioria dos jogos atuais possui grande riqueza de detalhes para ajuste de gráficos. Se a placa gráfica não possuir um hardware compatível com o DirectX 11, algumas dessa opções não irá aparecer, como o mosaico, por exemplo. Essa opção é uma técnica que cria uma geometria mais detalhada para os gráficos do jogo. A cada incremento feito nas opções para aumentar a qualidade dos gráficos, haverá perda de desempenho.


Cuidado com Drivers gráficos

 

Os drivers gráficos e jogos 3D de última geração são componentes complexos de software e a interação entre eles podem ser imprevisíveis às vezes.

 

Não é incomum haver problemas com os jogos se você utiliza uma versão antiga do driver da placa de vídeo. Isso porque os drivers acabam tendo otimizações pesadas. Esses problemas podem ser uma falha de sequência, taxas de frames muito baixas, imagens desajustadas ou mesmo faltando, como mostra o exemplo abaixo, onde o fundo foi retirado completamente.

 

Se seu jogo estiver travando, o ideal é deixar as configurações no nível básico e desativar recursos avançados. Além de obter ajuda em fóruns especializados de jogos. A regra geral é sempre desinstalar o driver existente antes de instalar um novo driver atualizado. Caso não seja feito isso, é possível que arquivos do driver antigo permaneçam no sistema, que pode ser uma DLL perdida ou uma entrada de registro, e isto pode gerar conflito com a entrada do novo driver.

 

Ajustes de antialiasing

Os ajustes do jogo oferecem mais otimizações do que as configurações feitas por meio do software da placa. Por exemplo, se um jogo oferece a opção antialiasing, o melhor a fazer é configurar tal característica a partir do game em vez do painel de controle do driver da placa. Assim, você sentirá no jogo um melhor desempenho em conjunto com melhor qualidade de imagem.

 

Mesmo que o jogo ofereça apenas as habituais opções de 2x, 4x, 8x e 16x do antialiasing, ainda há mais escolhas. Aqui está um caso em que usar as configurações do driver para Windows pode ser mais útil.

Por meio do painel de controle do driver de vídeo é possível ativar modos de suavização de gráficos como o CSAA da nVidia. Com ela é possível ajustar o efeito de antialiasing perdendo o mínimo de desempenho. Cada placa e versão de driver possui valores diferentes. Ajuste tais  valores até obter uma boa relação entre performance e qualidade das imagens.

 

Dica


Mesmo que você seja do tipo que se preocupa mais com desempenho do que com a qualidade das imagens, é interessante ajustar todas as configurações disponíveis para obter a melhor imagem e performance. Utilize todos essas dicas que passamos e aproveite ao máximo seus jogos.

One Comment

Deixe seu COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge

Email
Print