Como saber se o pc tem vírus —3 Sinais!

Confira nossas dicas para saber se o seu pc tem vírus. Existe alguns sinais que podemos perceber quando um computador está infectado por arquivos maliciosos. Pensando nisso, trazemos uma lista com os três sinais que o seu PC dá indicando que está infectado. Confira!

como saber se o pc tem vírus -3 sinais!

 

3 sinais se o pc tem vírus:

1) Lentidão

Com o tempo é normal o computador ficar mais lento devido ao acumulo de informações e falta de manutenção. Porém, se seu PC está travando demais, é um sinal de que ele possivelmente está infectado (o pc tem vírus).

letidao no pc

Figura 1 – Lentidão é um dos principais sintomas de um computador infectado.

Muitas vezes a lentidão causada pelo seu PC vem do uso indevido de recursos no processamento, normalmente usados para rodar tarefas não autorizadas e que podem comprometer sua segurança na internet.

Solução: Faça uma limpeza no seu PC. Desinstale programas ou jogos que não utiliza mais e que podem estar comprometendo a saúde de sua máquina. Após uma desinstalação em massa é normal ficarem algumas lacunas vazias em seu disco rígido, o que ainda ocupa boa parte do processamento. Por isso, é muito importante desfragmentar o disco rígido após as mudanças. Para isso, utilize algum software especifico, ou até mesmo a desfragmentação do Windows.

Outra dica que resolve a lentidão de sua máquina é o uso de programas de limpeza. Um programa muito bom é o Advanced System Care. Ele possui muitas ferramentas de limpeza que podem eliminar de vez a lentidão. O programa é pago, mas possui uma versão gratuita de testes com ferramentas limitadas. Vale o investimento.

advanced systemcare

Figura 2 – O Advanced Systemcare é sem dúvida um dos melhores do gênero.

2) propagandas indevidas

Outro sinal que indica se o pc tem vírus é aparecimento de Pop-ups. Se você navega tranquilamente pela internet e é bombardeado com inúmeras janelas que abrem sem o seu consentimento, mesmo com o bloqueador de pop ups ligado, é um sinal de que sua máquina pode estar infectada.

Em casos piores os ditos banners podem abrir até mesmo quando o navegador não está aberto no momento, o que piora a situação.

popup maliciosos

Figura 3 – Os Pop ups são o pesadelo de qualquer internauta.

Solução: Para casos como este, vale verificar se o bloqueador de pop ups do seu navegador está ativo. Esse procedimento pode resolver 80 % dos casos. Nos piores, é necessário consultar nas extensões de seu navegador se há algum programa estranho, a dica é, na dúvida, procure o nome da extensão no Google e veja sua função. Detectando algo de estranho, desinstale e reinicie o navegador.

3) E-mails enviados sem sua autorização

Em conversa com um amigo, ele lhe informa que só recebe mensagens suspeitas de seu endereço de e-mail? Suspeite. Muitas vezes, você recebe uma mensagem bem convincente de um amigo que pede para clicar em um link e, até então não acontece nada. Pois vírus desse calibre agem silenciosamente, instalando-se em sua máquina e “sequestrando” seu endereço de e-mail.

Solução: Nesse caso o melhor a fazer na verdade, é uma ação preventiva. Recebeu algum e-mail estranho de um amigo? Ligue pra ele e peça detalhes, pois, ele pode ter sido infectado e o agente malicioso está tentando te infectar também.

A maior parte dos gerenciadores de e-mail já faz isso por você, para isso que serve a Caixa de SPAM. Mas, existem exceções que podem lhe prejudicar e muito.

spam

Figura 4 – O SPAM é uma ameaça muito presente na sua vida online.

Mas se você já foi infectado, há algumas ações corretivas que podem ser feitas para expulsar esse vírus de sua máquina. Primeiramente, faça uma limpeza no se e-mail. Exclua todas as mensagens que parecem suspeitas e bloqueie todo o tipo de endereço de e-mail que traga um conteúdo duvidoso, assim, você não receberá mais mensagens dessa “fonte de vírus”.

Mude sua senha periodicamente. Sei que é difícil ficar decorando todas aquelas senhas, mas é potencialmente mais seguro troca-la, se possível, todo o mês. A dica é ter um caderno de senhas como uma agenda ou um caderno que você possa guardar em um local seguro e que, somente você tenha acesso. O mesmo se aplica para o seu e-mail secundário, pois é nele que você poderá redefinir sua senha.

Dica bônus:

Para todos os três sintomas informados acima, vale o mesmo. É de extrema importância que seu antivírus seja periodicamente atualizado. Um antivírus atualizado é capaz de identificar novas ameaças que surgem na internet.

Se não confia tanto no seu antivírus, troque de opção. Faça uma busca sobre os antivírus mais confiáveis e se possível adquira uma licença paga, segurança nunca é demais.

Escrito por Felipe Henrique de Souza

Deixe seu COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge

Email
Print