Início anti-virus Como Tirar Virus do PC -Verdades e mitos!

Como Tirar Virus do PC -Verdades e mitos!

14
2
COMPARTILHAR
como tirar virus do pc

Conheça os métodos de como tirar virus do pc que realmente funcionam. Fuja dos mitos, que ao aplicados, acabam impedindo você de ficar realmente protegido contra essas ameaças virtuais.

Os Mitos sobre Como Tirar Virus do PC

Dentre os inúmeros mitos que existem na internet sobre como tirar virus do pc, vou destacar aqui os que são mais comuns e que acabam impedindo usuários de terem uma proteção eficiente no seu computador, são eles:

  1. Deletar o arquivo infectado: Deletar o arquivo infectado não é garantia de que o virus foi removido, pois este, é somente a fonte do vírus. O vírus, depois de infectar o pc, pode se espalhar por vários locais, o mais comum é se infiltrar no sistema! Depois de deletar uma possível ameaça, é preciso fazer uma varredura com o antivírus em busca de possíveis infecções.
  2. Mudar de sistema operacional: Outro grande mito, é de que só o Windows está sujeito aos vírus. Muitos acham que utilizando, por exemplo, o sistema operacional Linux, já é o bastante para ficarem protegidos dessas ameaças. Na verdade, o que acontece é que a maioria dos vírus são projetados para o Windows, devido ao maior número de usuários serem desse sistema.
  3. Criar uma nova conta de usuário no windows: Outros acham que os vírus estão infectando uma conta especifica de usuário no windows e criam uma nova conta na ilusão de que o problema seria resolvido. Mas os vírus mais atuais, se instalam no computador independente de qual conta esteja sendo utilizada.
  4. Antivirus gratuito já basta: Antivirus gratuito oferecem uma proteção básica, que embora até eficazes, não contam com alguns recursos de extrema importância para manter o PC imune aos ataques de hackers. Com por exemplo: Antispayware, firewall e outros filtros que protegem o usuário ao navegar na internet.

 

Como Tirar Virus do PC -Métodos ativos e passivos!

Depois de conhecer alguns dos mitos sobre como tirar virus do pc, vou apresentar agora os métodos mais recomendados para ficar protegido contra essas pragas virtuais.

como tirar virus do pc

Formatar o PC (método passivo)

Para tirar virus do pc, um dos melhores e mais radicais métodos é a formatação do computador. Ao formatar o pc todos os arquivos, inclusive os virus, serão apagados, deixando a maquina totalmente limpa e desinfectada. Mas existe um problema, o backup.

Ao formatar um PC, as vezes é preciso fazer uma copia de segurança para não perder os arquivos pessoais. Aqui é onde mora o perigo, pois pode haver alguns arquivos infectados e ao restaura-los estaria infectando novamente o PC, perdendo todo o trabalho e o motivo da formatação.

Quando fizer um backup dos arquivos, lebre-se de antes de restaura-los, fazer uma varredura completa nos arquivos em busca de virus, utilizando um bom Antivirus para isso.

Antivirus, Anti-Spyware e Anti-Malware (método ativo)

Ao contrario da formatação, que é um método passivo de como tirar virus do pc, utilizar programas como Antivirus, Anti-Spayware e Anti-Mawalware é a melhor solução para se proteger desses arquivos maliciosos, pois esta é uma proteção ativa.

Os Antivirus e os demais programas de segurança virtual, trabalham como proteção preventiva, impedindo que o pc seja infectado e que seus dados fiquem expostos. Eles trabalham de forma automática anulando possíveis ataques ao computador.

O pc que não possui um programa de Antivirus, mesmo que ele passando por uma formatação para tirar todos os vírus ali existentes, pode haver o risco de que os dados do usuário como dados do cartão de crédito, email, contas de redes sociais e vários outros dados já possam ter sido capturados pelos hackers, por exemplo.

Para ficar totalmente protegido, o fundamental é ter um bom programa de Antivirus instalado na maquina, que atenda todas as necessidades do usuário. Para que ele possa fazer todas as suas tarefas e navegar na internet de forma mais despreocupada. O ideal seria optar pela versão paga, pois oferece uma maior proteção.

Funções comuns dos Antivirus

  1. Como tirar virus?: Os programas de Antivirus costuma oferecer três opções ao encontrar um virus:
    • Quarentena: os virus quando em quarentena, ficam neutralizados pelo Antivirus até que ele encontre uma solução definitiva para o problema.
    • Eliminar arquivo: Aqui os arquivos maliciosos são totalmente removidos, impedindo que o pc seja reinfectado.
    • Nenhuma ação: Nessa opção, o Antivirus tomará a decisão automaticamente, excluindo ou enviando para quarentena conforme necessário.
  2. Como não ser infectado?: Deixe sempre o Antivirus ativo e, e programe-o para fazer uma varredura de pelo menos duas vezes por semana. Deixe também a proteção ativa de: navegação na internet, arquivos e de e-mail. Este é o básico que você deve utilizar para ficar protegido. Estes recursos estão disponíveis na maioria dos Antivirus!

Bem, neste artigo você viu como tirar virus do pc, alguns do mitos que levam o usuário a ficar desprotegido e os métodos que realmente oferecem proteção para o seu computador.

Qual o Antivirus que lhe ofereceu a melhor segurança? Deixe seu comentário e compartilhe da sua experiencia com os nossos leitores!…

2 COMENTÁRIOS

  1. Cara, eu sempre faço a limpeza do meu pc com o antivirus que eu uso que é o psafe. Até agora tem rolado e funcionado bem. Pavor total de precisar formatar o pc por causa de vírus, nem sonho hahahaha

  2. Realmente, do jeito que a internet está, é necessário atenção especial com respeito a segurança… cada dia sai novos vírus que fazem cada vez mais estrago em nossos computadores, por isso é sempre bom estar equipado com um bom antivírus e com um anti malware para buscar todas as ameaças.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

CommentLuv badge