Comprar um pc novo: 6 erros + cometidos -Não caia neles!

6 erros mais cometidos ao comprar um pc novoNeste artigo separei os 6 erros mais cometidos por quem deseja adquirir um pc novo. Veja quais são e como não cair também nesta armadilha. Muitas pessoas acabam, posteriormente, ficando insatisfeitas com a compra do seu computador, devido a falta de informação. Logo de início já quero alertá-lo de que quantidade de memória, tamanho em Gigabytes do HD e tipo de sistema operacional, não diz nada se o computador é bom ou não. Você deve atentar para outros itens como velocidade, marca e modelo do processador; recursos, marca e modelo da placa-mãe; etc…

6 Erros + cometidos na hora de comprar um pc novo

1) Não ter uma definição correta de Uso

multi media internet laptop com objetos

Este é a recomendação nº1 que todos os sites e especialistas no assunto fazem em suas dicas de como escolher um pc. Mas, parece que muitas pessoas acabam esquecendo deste importantíssimo fator na hora da decisão.

Então, defina e não se esqueça para que você utilizará o computador, se é pra uso pessoal, assistir filmes, jogar, trabalhos de escritório, que tipo de programas você pretende utilizar, etc. Quanto mais específico melhor.

Daí é só pesquisar pelos requisitos mínimos que o computador deve ter para rodar os programas ou o recursos de que você pretende utilizar.

2) Tamanho do HD

hd hard disk

Comprar um computador baseando-se somente no tamanho do HD é um erro gravíssimo. Anúncios destacando a quantidade de Gigas são muito comuns, mas isso não quer dizer que o computador com muitos Gigabytes seja um computador de ótimo desempenho.

O HD e o SSD são dispositivos utilizados para guardar os dados dos programas, do sistema operacional e os nossos arquivos, para serem acessados quando precisamos, só isso. É Como se fosse um pendrive Gigante. Então um HD com muitos gigas não melhora em nada o desempenho do computador, a vantagem é que você terá mais espaço para instalar programas, jogos e arquivos.

3) Quantidade de memória

como instalar memoria ram no pc
como instalar memoria ram no pc

Assim como o HD, anúncios destacando para a quantidade de Gigas de memória são muito comuns também. Mas, não é a quantidade de memória que defina um bom computador. A memória, é sim um item muito importante, ela ajuda a evitar os travamentos e lentidões do computador, mas só que isso é muito relativo.

A memória ram funciona como um recipiente temporário. Os programas e dados que acessamos são carregados nela para poderem funcionar e serem servidos ao usuário. Os dados vão sendo carregados na memória, e conforme ele vai se enchendo devido ao acessar dados e programas chega uma hora em que ela tem que se esvaziar uma parte dos dados para carregar outros, o que faz com que o pc fique um pouco lento ou até mesmo travando.

A memória deve suprir a quantidade espaço (MB ou GB) que os programas precisam para funcionar quanto em execução. O ideal é calcular a quantidade de memória que os programas + o sistema operacional que você pretende utilizar consomem quando em execução e jogar uns 30% a mais. Feito isso você saberá o quanto de memória ram o seu pc deve ter.

4)Não olhar os GHz do Processador

Como escolher o processador (processador e placa-mãe)

Aqui o negócio já começa a mudar. Por definição, quanto maior os GHz e mais núcleos o processador tiver, mais rápido será o computador. Claro que outras atividades não dependem só do processador. Como por exemplo os jogos e programas 3d, que exigem mais da placa de vídeo. Mas no geral quanto mais GHz e Mais núcleos, melhor o pc. Então não se esqueça disso e procure sempre pelos processadores mais atuais, pois são os que possuem as melhores tecnologias. As marcas mais conhecidas são AMD e INTE, sendo que a intel leva um pouco de vantagem sobre a AMD, mas o preço é bem mais elevado.

5)Achar que o tamanho do monitor tanto faz

tamanho monitor
Foto reprodução: digitaltrends

Um monitor pequeno, 19 polegadas, funcionará muito bem em todos os computadores atuais. Mas, no geral quanto maior o monitor maior a sua resolução. O que isso quer dizer? Bem, quanto maior a resolução mais memória ram consumida e mais poder de processamento gráfico é exigido. Então se pretender colocar um monitor grande, talvez seja bom investir um pouco em uma placa de vídeo offboard. Temos um artigo explicando quais as vantagens da placa de vídeo onboard e da offboard.

6)Não pesquisar antes de comprar

 

monitoramento de pc

Este talvez seja o erro mais grave. Não falo só de preços, mas dos tipos de equipamentos que estão disponíveis no mercado. Por isso a importância de definir bem par que o pc será utilizado. Depois de definido, é só pesquisar pelos requisitos mínimos que o computador deve ter para rodar os programas ou os recursos de que você pretende utilizar. Feito isso você já saberá o tamanho do HD, a quantidade de memória, o tipo de processador e outros itens que o seu computador precisa ter.

Resumo

Não compre um computador baseando-se somente na quantidade de Gigabytes que o Hd ou a memória tem, nem tão somente no tipo de sistema operacional, que você pode instalar qualquer um (Windows 7, Windows 8, etc..). Eles são importantes, mas os itens mais importantes para se comparar são: o tipo e a velocidade em GHz do processador; a qualidade e os recursos da placa-mãe, como a qualidade do som, quantidade de portas USB; a placa de vídeo, seus recursos e sua resolução.

Bem, agora você já sabe alguns dos erros mais comuns cometidos pelas pessoas na hora de comprar um pc novo. Isso é somente os erros mais comuns e são informações bem básicas, mesmo. Na realidade vai muito além disso. Mas para quem não tem muita informação no assunto já vai ajudar bastante a não cair em armadilhas e não acabar levando gato por lebre.

 

Dica! No artigo como montar um pc você poderá obter muita informação que vai ajudá-lo a escolher melhor o seu computador novo ou mesmo montar um passo a passo.

Deixe seu COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge

Email
Print