Computador All in One, o passado agora no futuro!

computador all in one - comparacao 30 anos de diferenca
Apple 2 e All in One moderno: três décadas de diferença, mesmo conceito mas visual diferente.

A moda vai e volta. As tendências tecnológicas também. Para quem teve celular no início dos anos 2000, deve lembrar o tamanho dos aparelhos, que diminuíram, e agora aumentaram novamente. A necessidade é a mãe das invenções, disse Platão.

Pois, o conceito do computador All in One já havia sido visitado pela Apple em seus primeiros produtos. Separaram-se o monitor e o processador, para que o usuário pudesse escolher as melhores marcas e trocar peças de forma independente, mas a obsolescência com que anda a tecnologia fez com que trocar peças seja algo muito raro. Junte a praticidade de ter um computador todo em uma peça única com a necessidade de economizar espaço e, pronto, voltamos 30 anos no tempo e iniciamos a revisitar os All in Ones. Monitor e computador em só aparelho.

Ao contrário dos primeiros aparelhos da Apple, os computadores modernos são elegantes, finos, leves. Uma peça que deve ser funcional e encaixar-se de forma adequada na decoração, passando desapercebido ou sendo suave ao olhar. Não se trata daquela máquina quadrada, com um plástico que amarelava e juntava uma poeira que colava, deixando-o encardido com o tempo.

computador all in one - comparacao 30 anos de diferenca
Apple 2 e All in One moderno: três décadas de diferença, mesmo conceito mas visual diferente.

Obviamente os All in One possuem uma série de vantagens, como a facilidade de instalação, um número menor de fios pendurados, telas com função touchscreen, funções modernas e adequadas ao momento, com placas de vídeo que conferem imagem em alta definição e entradas para interação com televisões, aparelhos de TV a cabo e sistemas de som.

Algumas destas funções podem não existir em aparelhos com valores mais baixos e configurações mais limitadas. No entanto, é possível adquirir computadores deste tipo por um valor acessível. E, ao contrário do que a maioria dos usuários pensam, estes aparelhos permitem upgrade. No entanto, é necessário pagar um pouco mais pela assistência técnica, pois sua conformação física é bem complexa. Podem ser trocados ou adicionados pentes de memória, HDs, placas de som e vídeo e fazer reparos diversos.

E então a pergunta: porque então vou querer ter TV e computador se um só aparelho pode fazer tudo? Pois é, manter o All in One pode economizar espaço e dinheiro.

Mas, se a TV é gigante e está ali, é moderna e com uma imagem ótima, basta liga-la ao PC. Existem três formas de fazer isso.

Primeiramente, para os computadores e TVs bem modernas, com a função WiDi integrado, com um adaptador comprado em lojas de informática pode conectar os dois aparelhos sem o uso de fios.

Para computadores que não possuem esta função, existem duas opções: HDMI ou cabo VGA. Nos computadores e TVs comprados nos últimos cinco anos a entrada HDMI é quase item obrigatório. Basta um cabo, e pronto, tudo ligado, som e imagem. Mas, para PCs mais antigos, é necessário aquele cabo do monitor, o cabo VGA. Neste caso, a tv só capta a imagem, precisando de caixas de som no computador. A qualidade em WiDi e HDMI é muito maior que em VGA.

cabos VGA e HDMI
Cabos VGA e HDMI. Muitos estão começando a conhecer a tecnologia e ela já está saindo de uso.

Com este tipo de conexão o usuário pode assistir filmes por serviços de streaming, ou qualquer outra coisa direto do PC. Ne verdade, não lembro de alguém que tenha comprado um aparelho de DVD nos últimos cinco anos.

Mas, se o objetivo é ter a TV a cabo no PC All in One, então as coisas funcionam, mais ou menos, assim. A televisão por assinatura se aproxima cada vez mais da internet, principalmente com a programação on demand, como da net combo planos.

Para a instalação da TV a cabo no All in One, precisa de uma máquina com boa resolução de tela. Placa de vídeo dedicada é recomendada. Uma busca rápida no Google pode ser uma ótima fonte de recomendações. Além de sites que testam os aparelhos, existem fóruns de usuários que podem indicar ou criticar os melhores ou piores do mercado. Certifique-se que vai fazer uma compra boa. É preciso lembrar que este objeto terá uso de duplo propósito, uso como computador e todas suas funções, e uso como TV. O ideal é que o desempenho seja satisfatório para todos os propósitos.

Agora, veja bem, uma coisa é colocar a imagem do computador na TV. Outra coisa, é instalar a TV a cabo no PC. Para isso, precisa de um All in One que tenha a função televisão. Os mais modernos possuem. Os mais antigos precisam de conversores e programas instalados. Outra opção é instalar programas para acesso à programação da TV. Mas, necessitará de uma boa internet, para a imagem não ficar travando, pois captará o conteúdo online.

No All in One as entradas que podem ser necessárias são a de antena a cabo (redondinha) e HDMI. Alguns computadores vêm com a entrada para cabo de TV. As empresas de TV digital já possuem aparelhos com conexão HDMI. Mas, em algumas localidades, algumas empresas ainda utilizam o cabo simples de antena, resultando em um número menor de funcionalidades e uma imagem pior. A Net, por exemplo, oferece o NOW na Net digital, uma funcionalidade não presente na época da Net analógica.

Cabo de antena e entrada em PC all in One
Cabo de antena e entrada em PC All in One.

A instalação é simples, pois é realizada pelo próprio técnico da empresa de TV. Ele que configura o aparelho para receber o sinal. Uma vez configurado, que tenha o cartão do cliente colocado e pronto para operar, pode ser trocado de aparelho de televisão ou ser passado para um All in One com função TV. A ligação ocorre por um simples cabo, HDMI ou de antena. Ambos, devem ser oferecidos pela própria empresa. Caso necessite, lojas especializadas em artigos de informática, antenas e algumas boas ferragens devem vender estes produtos.

Vale a pena, na hora da compra do All in One, se o usuário tem a intenção de um dia utilizar a TV a cabo nele, averiguar se todas as funções são oferecidas. Todas são as funções devem ser interativas e auto explicativas. Se assim for, para qualquer instalação o computador vai perguntar pela tela se alguém está tentando instalar a TV a cabo. Basta seguir o tutorial. Alguns ajustes de imagem, e pronto.

Deixe seu COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge

Email
Print