Computador Não Liga - imagem 1

Computador Não Liga? Veja o que pode ser e o que dever ser feito!

O que fazer quando o Computador Não Liga?

Descubra o que pode estar acontecendo, e, por que o seu computador não liga. Separamos algumas dicas sobre o que fazer quando seu pc não está ligando mais.

Fique atento aos cabos de alimentação

A primeira coisa que você precisa fazer, para descobrir por que o computador não liga, é verificar o seu computador externamente:

Verifique se o cabo de alimentação principal está ligado à parede.

  • Verifique se o cabo de alimentação está firmemente ligado à fonte de alimentação (sugerimos que você removê-lo e instalá-lo novamente).
  • Verifique se a chave 110/220 V da fonte de alimentação está na posição correta, se a sua fonte de alimentação tem uma.
  • Verifique se o botão liga / desliga localizada na fonte de alimentação (na parte traseira do computador) está na posição “on”, se sua alimentação tem um.
  • Verifique se o botão de reset no painel frontal do gabinete não está preso. Você pode verificar que, ao pressioná-lo, se você não pode movê-lo, isso significa que ele está preso e precisa liberá-la usando ferramentas (chave de fenda pequena, clipe de papel, etc.) 
  • Remova todos os cabos externos do seu computador, incluindo teclado, mouse, impressora, câmera digital, iPod, etc, e todos os outros dispositivos externos que possam estar ligado ao seu PC, como drives USB. Mantenha apenas o cabo do monitor ligado. Assim, após essa etapa os únicos cabos que será anexado ao seu PC será o cabo de alimentação eo cabo do monitor de vídeo.
  • Verifique se o monitor está ligado

PC liga mas não aparece imagem

Talvez o problema não seja por que o computador não liga: Se você percebe que o computador está ligando, pois os leds frontais acendem, a fonte está fazendo o barulho normal, contudo você ouve barulhos diferentes vindo da placa-mãe. —A maioria das placas-mãe utilizam uns apitos bem agudos para mostrar se está tudo funcionando perfeitamente ou se algo está errado. Evidentemente cada placa-mãe utiliza um aviso sonoro diferente, portanto consulte o manual da sua placa para verificar qual o barulho certo e o que significa outros apitos. 

Isso geralmente também ocorre com placas de vídeo offboard que necessitem de alimentação, porque não tendo a devida energia necessária para que a placa funcione, ela não enviará imagem alguma para o monitor. Certas montadoras de placas de vídeo usam um led (ou um barulho irritante) para mostrar que o cabo de energia não está conectado. Para solucionar o problema, você deve apenas conectar o cabo na placa de vídeo e então ligar o PC normalmente. 

Liga, mas não para ligado!

Muitas das vezes o computador está ligando, mas ao liga-lo em pouco tempo este reinicia. veja: porque o computador está reiniciando sozinho?

Cuidado ao abrir o computador

A remoção de componentes deve ser feito com a fonte de alimentação do pc desconectado da rede energia. Como o computador não está ligando, fica difícil de saber se não existe energia em seu interior. Para se certificar de que nenhuma energia está sendo fornecida aos componentes, basta puxar o cabo de força da parede, interrompendo o fornecimento de energia. Esta é a melhor maneira de executar este procedimento.

Ao instalar novos componentes de hardware é muito comum ocorrerem problemas com as peças de hardware. As placas-mãe são equipadas para não ligar quando alguma placa está mal encaixada, daí um dos motivos por que  o computador não liga, quando a memória não está devidamente posicionada ou até mesmo caso algum componente que necessite de energia (como placas de vídeo mais modernas) não esteja com o cabo de alimentação conectado.

 

Computador Não Liga - abrindo a cpu
Computador Não Liga – abrindo a cpu

Verifique os cabos da fonte estão bem encaixados. A placa-mãe possui um conector direto da fonte, os discos rígidos e às vezes até a placa de vídeo. Após conferir isso, verifique se as placas estão bem encaixadas nos slots e se as memórias estão bem posicionadas (note que as placas-mãe possuem uma trava para a memória, se esta trava não estiver na posição trancada, significa que elas estão fora de posição. Talvez seja ideal fazer o processo contrário, retirar todas as placas e tentar ligar. Muitas vezes o PC volta a ligar, daí é só ir colocando placa por placa até descobrir se alguma está gerando problema, ou, fazendo com que o computador não liga.

Problemas com energia

 

Computador Não Liga - fonte de alimentacao
Computador Não Liga – fonte de alimentacao

Algumas vezes quando a energia cair, é provável que um dos componentes do seu computador sofreu graves consequências. A fonte de alimentação é feita justamente para evitar a perda de componentes. Normalmente a fonte nem chega a queimar, somente um fusível dela sofre danos e detém a corrente elétrica que queimaria todo o resto do seu hardware. Talvez nesta hora fique um pouco difícil para você, portanto chame aquele seu amigo que manja de informática ou consulte um técnico para ver se o fusível está realmente queimado.

Jumpers

Computador Não Liga - jumpers
Computador Não Liga – jumpers

Para esse procedimento você deve ter muita cautela. Portanto, antes de alterar qualquer coisa, leia bem o manual da placa-mãe e localize onde está o jumper para “resetar” a bios. Após ter feito isso, tente ligar o computador. Caso não obtenha resultados positivos, chame um técnico para ver o que exatamente sua máquina tem de errado.

1 thought on “Computador Não Liga? Veja o que pode ser e o que dever ser feito!

Deixe um comentário

CommentLuv badge