Início dicas Computador Travando – Veja As 6 Principais Causas e suas Soluções

Computador Travando – Veja As 6 Principais Causas e suas Soluções

54
0
COMPARTILHAR
computador travando
computador travando

Computador travando? Veja neste artigo as 6 principais causas dos travamentos no computador e suas respectivas soluções.

Obs: alguns dos métodos abaixo, que utilizaremos para verificar um computador travando, requer a abertura do gabinete, se for realiza-la, lembre-se de descarregar a eletricidade estática do seu corpo, andando descalço ou encostando em algum objeto metálico aterrado.

1) Vírus/Malware/adware

Vírus pode deixar o Computador travando e muito lendo!  Mantenha seu antivírus sempre atualizado e faça a varredura completa com o seu antivírus de vez em quando, o ideal é fazer uma varredura completa uma vez por dia, ou, no máximo uma vez por semana. Programe para que o seu antivírus faça a varredura na hora em que você for dormir, e marque para que ele desligue o computador após a varredura, assim não irá atrapalhar os seus trabalhos e você mantem o computador livre de ameaças.

2) Pouca memoria

O Computador travando toda vez que você abre muitos programas? Isso indica que a memória ram está trabalhando perto do seu limite máximo.

O computador requer um mínimo de memória ram para que ele trabalhe de forma adequada sem prejudicar a sua performance. A quantidade de memória vai depender das configurações da maquina e do seu tipo de uso: se é para Escritório, Games, Filmes, edições de imagens, vídeos ou programas 3d. Um computador básico hoje em dia requer no mínimo 4 Gigas de ram, já para games ou editores de imagens, videos e programas 3d pode chegar até 8 Gigas ou mais.

Para resolver este problema evite abrir muitos programas o jeito é aumentar a quantidade de memória, comprando mais pentes de memória e instalando em seu computador. Para isso verifique quais os tipos de memória ram a sua placa mãe suporta.

3) Processador

Se o problema do Computador travando não for nem um dos itens acima, pode ser que o seu processador esteja esquentando de mais, ou, trabalhando perto do máximo de sua máxima capacidade de processamento.

  1.  Esquentando: Verifique se o cooler do processador não está obstruído por sujeira, e, se a ventoinha do mesmo está girando normalmente.
  2. No limite: Se o seu processador está trabalhando muito próximo de sua capacidade máxima de processamento, o único jeito é trocando o processador por um outro mais potente. Verifique quais os modelos de processador a sua placa mãe suporta, e, talvez seja obrigado até mesmo troca-la por uma de modelo diferente que suporte os tipos da linha de processadores que você pretende adquirir.

Os processadores de linha da atualidade são os da linha “i” da intel (i3, i5 e i7 ) e os FX da AMD.

4) Placa de vídeo

Como no caso do processador, a placa de vídeo pode estar esquentando além do seu limite recomendado, ou, se for o caso de jogos ou programas muito pesados, pode ser que a placa de vídeo não esteja  tendo o desempenho adequado.

Bem, esta não é uma escolha muito fácil. Isso vai depender muito do usuário. É preciso saber como escolher uma placa de vídeo para que possa adquirir uma compatível com a performance desejada.

5) Hd muito cheio

Se o HD estiver muito cheio, isso causa bastante lentidão no pc, nem tanto travamento, pelo fato de haver muitas informações, e delas, na maioria das vezes estarem espalhadas, dificultando o acesso aos dados. Os novos sistemas operacionais, estão programados para realizar a desfragmentação (organiza e agrupa os dados) do disco rígido, mas de vez em quando é bom utilizar o desfragmentador de disco (Programa que faz a desfragmentação dos dados no HD), para ver se o hd não está muito fragmentado.

O desfragmentador de disco é um programa nativo do Windows. Basta pesquisar por desfragmentar para encontrar o programa.

6) Erros no HD

Pode ser que o HD esteja com alguns dados corrompidos, para solucionar este problema acesse: Como verificar erros no hd.

Bem, existem várias outras causas que podem fazer com que o computador fique lento e travando, estas são as mais frequentes. Se ficou com alguma dúvida, conhece alguma outra dica ou encontrou algum erro, não deixe de fazer um comentário mais abaixo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

CommentLuv badge