Início noticias O futuro dos gadgets NFC

O futuro dos gadgets NFC

34
0
COMPARTILHAR

A tecnologia NFC (Near Field Communication), comunicação por campo de proximidade em tradução livre, ainda parece um tanto quanto tímida e um pouco indisponível, mas as possibilidades para essa tecnologia são inúmeras e algumas até mesmo geniais.

Anatomia

O funcionamento do NFC é relativamente simples, e há basicamente dois modos de ativação: O passivo, onde o dispositivo apenas emite o sinal e o outro recebe e interpreta como válido ou inválido. E o modo ativo, onde as informações são trocadas entre ambos.

Pode parecer que uma tecnologia que funciona apenas a uma distância limitada não teria um futuro muito agradável, mas é exatamente aí que o NFC se destaca. Funcionando a apenas curtas distâncias, a chance de interferências é reduzida, e também há mais segurança pois o acesso remoto fica limitado a proximidade.

 

No mundo atual

Nos dias de hoje, as vezes usamos o NFC sem mesmo saber, um bom exemplo disso é o cartão que utilizamos para pagar a passagem nos ônibus ou terminais. Funciona basicamente com um chip que envia um sinal e o receptor verifica o sinal e interpreta, se há saldo suficiente, a roleta é liberada.

No futuro, os cartões poderão ser substituídos pelos próprios Smartphones que tiverem acesso a essa tecnologia, como já acontece no Japão. E o custo baixo para a produção dos dispositivos é um grande atrativo para o crescimento da tecnologia.

 

Futuro promissor

O esperado futuro do NFC reserva muitas possibilidades incríveis que podem facilitar nossas vidas.

Em fase experimental já existem caixas eletrônicos que disponibilizam pagamentos com a tecnologia, a BMW já estuda a utilização de chaves que funcionem via NFC em seus futuros modelos e o NFC Ring dará a possibilidade de desbloquear o seu Smartphone ou destrancar a porta da sua casa. Além disso, há muitas outras idéias igualmente inovadoras como impressoras, banners interativos e até mesmo bibliotecas que disponibilizem seus livros com essa tecnologia.

Agora basta esperar e torcer para que mais e mais empresas invistam nessa tecnologia realmente inovadora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

CommentLuv badge