Início tutoriais instalando e Configurando o Virtual PC

instalando e Configurando o Virtual PC

59
0
COMPARTILHAR

ferramenta de virtualização de máquinas da Microsoft.

O Microsoft Virtual PC é um dos principais softwares de virtualização grátis da atualidade. Existem outros no mercado como: VirtualBox e VMWare Workstation, mas o Virtual PC chega a ter melhor desempenho ao executar produtos Microsoft.

a virtualização oferece diversos tipos de recursos tais como :


– Melhor aproveitamento do hardware: com o compartilhamento de hardware entre as VM’s numa mesma máquina, reduz-se a ociosidade do mesmo

– Possibilidade de simular redes de computadores com menor demanda de hardware

– Possibilidade de utilizar de SO’s (sistemas operacionais) que não possuam compatibilidade com o hardware sobre o mesmo: caso o software gerenciador de máquinas virtuais seja compatível com esse hardware e possibilite a emulação do mesmo para um SO incompatível


– Redução do consumo de energia: devido a redução na quantidade de dispositivos

– Melhor aproveitamento do espaço físico: com menos máquinas a necessidade de espaço diminui

vamos lá então o primeiro passo é baixar o virtual pc , faça o download aqui http://www.microsoft.com/windows/virtual-pc/ apos baixar o arquivo execute-o

instalação

Após aparecer essa janela de boas vindas da instalação, clique em NEXT para dar continuidade ao processo de instalação, em seguida aparecerá uma nova janela, como mostra a imagem

instalação

Após clicar em NEXT uma nova janela surgirá (CUSTOMER INFORMATION), nele devemos colocar USERNAME, ORGANIZATION e marcar uma opção, caso seja necessário sobre quem deve e quem não deve executar (no caso de existem vários usuários na maquina), veja na imagem abaixo

instalação

 

após esta tela clique em install para fazer a instalação do virtual box…

Clique no ícone do Virtual PC, e aguarde o programa executar, em segundos aparecerá a janela inicial do programa

instalação

Criação e configuração de máquinas virtuais

instalação

Mais uma vez uma janela de boas vindas, mas essa é para a criação de novas máquinas virtuais, clique em NEXT para dar continuidade.

configuração

  • CREATE A VIRTUAL MACHINE
  • USE DEFAULT SETTINGS TO CREATE A VIRTUAL MACHINE
  • ADD AN EXISTING VIRTUAL MACHINE

As duas primeiras (de cima para baixo) são para a criação de novas máquinas virtuais, sendo que a primeira opção é a mais aconselhável, simplesmente pelo motivo de fazer a configuração manualmente. Sobre a terceira opção, deve ser usada somente em casos que já existam máquinas virtuais previamente criadas.

Deixamos a primeira opção marcada, pois a intenção deste artigo é a instalação e configuração, clique em NEXT para o próximo passo, como mostra a imagem abaixo:

configuração

 

Definição de nome e localização da maquina virtual

A janela acima é bem simples, basta nomear o nome da maquina virtual e selecionar um local para a mesma clicando em BROWSE…, veja na imagem abaixo:

configuração

Após a definição do nome e local da máquina virtual, clique em NEXT, novamente surgirá uma nova janela, como mostra na imagem abaixo:

configuração

Escolhendo o sistema operacional

A janela acima é bem simples, escolha o sistema operacional que vai ser utilizado nesta máquina virtual. Depois disso clique em NEXT, mais uma janela aparecerá, contendo informações sobre a memória a ser utilizada, como mostra a imagem abaixo:

configuração

Logo após, clique em NEXT para darmos continuidade a configuração da nova máquina virtual, o próximo passo será definirmos o tamanho do HD virtual da nossa máquina virtual, como mostra a figura 16:

configuração
Clique em NEXT para continuarmos a configuração do tamanho do HD virtual na próxima janela iremos definir o tamanho, isso vai depender também de cada usuário, de quantos GB ele vai precisar, de quais programas ele vai instalar e etc. Veja a continuidade do processo abaixo:
configuração
apos clique em next e veja a imagem abaixo :
configuração
pronto , maquina virtual criada e configurada . no proximo artigo veremos como instalar um sistema operacional no virtual pc e neste artigo vamos instalar o windows server 2008.
Abraços!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

CommentLuv badge