Intel lança computador em formato e tamanho de Cartão SD!

Mini computador

Conheça o Edison! A Intel lançou um mini computador do tamanho de um cartão SD que  pode ser utilizado nos mais diversos tipos de aparelhos eletrônicos,  deixando-os mais inteligentes.

edison
Créditos: www.intel.com

Quando visto de inicio, não parece ser algo muito inovador, pois o minicomputador é igual a um cartão SD transparente. Mas na verdade não é bem assim, pois ele é um computador completo, possui nada menos que um processador Quark dual-core de 22nm de 400Mhz x86, bastante similar ao Athlon, memoria ram de 500 mb, memoria para armazenamento de 1 a 2 GB, Bluetooth, WiFi  e tem como sistema operacional uma versão simplificada do linux.

O Edison foi fabricado em formato de cartão SD para facilitar a sua utilização e programação. Por ter o forma de um cartão SD, o Edison pode ser conectado ao computador e programado facilmente, para realizar as mais diversas tarefas.

Exemplo de uso do Edison

edison - simulacao monitoramento bebe
simulacao monitoramento bebe – créditos da imagem: www.intel.com
edison - simulacao monitoramento bebe 2
edison – simulacao monitoramento bebe 2

Em sua apresentação, a Intel mostrou vários exemplos de uso do minicomputador. Nos exemplos,  eles simularam um monitoramento de um bebe. Colocaram a placa Intel Edison em uma mini tartaruga, resistente a água, de tamanho suficiente para não ser engolida por risco risco de asfixia. Por sensores na vestimenta do bebe, monitoravam a temperatura, respiração, movimentos e muito mais, e os dados eram enviados para outros dispositivos inteligentes que também utilizavam o Edison, como uma madeira que se aquece automaticamente. Os dados também podem ser enviados para um aplicativo no Androide ou iPhone.

 

Versátil

parte traseira do Edison
créditos: www.digitalversus.com

O Edison oferece vários conectores na parte traseira que facilita o uso do componente e pode ser utilizado na fabricação de muitos eletrônicos  diferentes, como robôs, brinquedos, controladores, sensores, eletrodomésticos, até mesmo impressoras 3D e muitos outros que a imaginação mandar. Aliás este é o verdadeiro papel do Edison, ser um poderoso componente controlador na utilização da criação dos mais diversos aparelhos.

Incentivando

Para incentivar a criação de projetos para o Edison, a Intel está promovendo uma competição, oferecendo 1,3 milhões de dólares em prêmios para aqueles que desenvolverem as melhores idéias para a utilização do Edison.

A Intel ainda não divulgou a data de lançamento do Edison, mas o minicomputador deve chegar ao mercado ainda em 2014. O preço também não foi divulgado.

Deixe seu COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge

Email
Print