Internet secreta -O que é? É seguro?

Internet secreta, você sabia da sua existência? Não? Então prepare-se para se surpreender!

Este artigo não visa explicar como entrar, nem detalha o conteúdo nela existente. Mas trás um caráter informativo, explicando o que é a internet secreta e se é seguro entrar lá.

 

Internet Secreta (Deep Web)

A Internet Secreta é chamada de Deep Web (Deep em tradução livre quer dizer profundo). Isto por que os mecanismos de busca, como o Google por exemplo, não tem acesso ao conteúdo que está lá. E este conteúdo é muito maior do que podemos imaginar!

insternet secreta -deep web

Para explicar melhor o que é DEEP WEB, faremos analogia com um Iceberg. Imagine um Iceberg flutuando no meio do oceano. A parte visível do IceBerg é a parte que está acima do nível do mar, logo a parte invisível está abaixo. A Deep Web é justamente a parte que está abaixo desse nível do mar. É por isso que a Deep Web é muitas vezes chamada de Web Invisível.

Os motores de busca, como o Google, Yahoo, Bing e etc., procuram sites para indexarem na suas listas de sites. Esses sites são possíveis de ser localizados por usuários comuns, como eu e você. Por isso esses sites ficam na camada visível do IceBerg, que é chamada de Surface Web.

A Deep Web é justamente o contrário. São sites criados com técnicas que servem para driblar esses motores de busca. Assim são sites que não são indexados por eles e ficam em uma camada escondida. Só é possível acessar esses sites a partir de navegadores próprios.

É estimado que a Deep Web seja 20 ou 30 vezes maior que a Surface Web (internet como a conhecemos). Imagine a infinidade de sites que podem ser encontrados no Google, agora imagine 20 ou 30 vezes mais esses sites. Esse número é realmente surpreendente e nos leva a pensar nos diversos tipos de conteúdos existentes lá.

 

Serviços ilícitos

pirataria, serviços ilícitos na web
Imagem: http://www.proximadose.com.br/wp-content/uploads/2012/10/pirataria-na-internet.jpg

Como são sites mais difíceis de ser encontrados, pessoas que prestam serviços ilícitos, como assassinato de aluguel, mercado de órgãos, venda de drogas, ocultismo, pedofilia, e etc., anunciam seus serviços lá. Por isso é considerado que 95% do conteúdo da Deep Web seja de coisas não recomendadas.

 

Cuidado -Proteja-Se!

proteger pc

Agora falando de segurança, existem diversos procedimentos que devem ser feitos para entrar na Deep Web com segurança, como o anonimato. Além disso é necessário ter certo cuidado em alguns outros procedimentos como downloads e scripts maliciosos, pois muitos podem conter vírus fortíssimos. Por esses motivos, não é aconselhável o acesso à Deep Web, principalmente se você for um usuário comum, que acessa apenas Facebook e YouTube.

Dicas: Para acessar a Internet Secreta é preciso que o usuário tenha conhecimentos avançados em informática. Pois o recomendável é faze-lo através de uma maquina virtual, com bons anti-vírus e algumas ferramentas, como o NoIP, por exemplo.

Deixe seu COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge

Email
Print