Você conhece o iPhone 5S e a arquitetura x64?

iPhone 5S

Com o lançamento do chip A7 do iPhone 5S que tem arquitetura x64 o mercado se abriu para a larga implementação da arquitetura e agora muitos se perguntam da sua real efetividade e funcionalidade.

64 bits

Obviamente a principal diferença no iPhone 5S é o dobro de bits em relação aos modelos que utilizam 32 bits. Basicamente, o poder de processar mais informação ao mesmo tempo.

A utilização da arquitetura x64 é a evolução natural da tecnologia de processadores, por isso não devemos ver um salto muito grande em um primeiro momento.

iPhone 5S e a arquitetura x64

Um novo modo de processar

Com essa nova arquitetura o processamento de dados é um pouco diferente, e teoricamente dobra o número de bits processados em relação às arquiteturas de 32 bits. Por poder processar mais bits também é possível aumentar a quantidade de memória RAM do dispositivo, pois as arquiteturas de 32 bits só podem aceitar até 3GB de memória RAM. Para ter total acesso ao poder da tecnologia 64 bits é necessário que a aplicação tenha compatibilidade com a arquitetura, caso não, ele funciona normalmente, mas em 32 bits.

O futuro dos Smartphones

Embora este modelo de arquitetura do iPhone 5S não represente de imediato um avanço, a evolução será gradual pois depende muito dos aplicativos que serão desenvolvidos já com compatibilidade. Além disso, como toda nova tecnologia, as novas arquiteturas x64 nos smartphones poderão trazer alguns empecilhos como um maior gasto de bateria ou superaquecimento devido a maior concentração de processamento.

Tags:

Deixe seu COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge

Email
Print