Montar PC -Part-1.1: Como Escolher o Processador

Montar PC: Para montar um computador é preciso conhecer as suas partes, neste artigo falaremos de como escolher o processador, qual a sua função, sua estrutura e exemplos de aplicações. Confira!

O que é, e para que serve o processador?

O processador (CPU, unidade central de processamento), ou também conhecido como microprocessador, é um chip que vai acoplado na placa mãe, existem vários modelos e variam em preços de acordo com o poder de processamento e de recursos.

processador e placa-mãe

O processador é o grande responsável por fazer todo o processamento das informações, Ele é o cérebro do computador, sendo basicamente o que toma todas as decisões. Nele são processadas as informações, efetuados os cálculos, executados os programas, entre outras funções. Por esse motivo deve-se tomar um cuidado extra na hora de escolher o processador adequado, pois o desempenho e a velocidade do seu computador dependerão muito da escolha do modelo correto de acordo com sua aplicação.

 

Como escolher o processador?

Antes de explicar como o processador funciona e tudo mais, vamos entender como se deve escolher o processador.

A primeira coisa que você deve se perguntar na hora de escolher o processador é: “qual será a utilização do comutador?”. Exemplo: Para uso doméstico; escritório; Para jogos; Para trabalhar com edição de imagens ou de vídeos; ETC.

Dependendo da aplicação, não compensa gastar muito dinheiro em um processador caro que não vai te dar nenhum melhora no desempenho e velocidade do computador. Daí a grande importância de responder a pergunta anterior. Você entenderá melhor isso a partir dos próximos parágrafos.

Tipos de aplicação:

Podemos definir a aplicação dos processadores, basicamente para a montagem em três tipos de computadores: Básico, Médio e Avançado.

  • Computadores de uso Básico: Esses computadores são dimensionados para rodar programas mais leves e aplicações mais simples, por exemplo: elaboração de arquivos de texto, assistir vídeos, acessar a internet, enfim, atividades corriqueiras que não requerem um grande desempenho do computador.
    Processadores adequados para essa utilização são: o i3 da Intel e equivalentes da AMD. Mas, pode utilizar até mesmo processadores abaixo do i3, caso queira um pc de baixo custo, somente para atividades bem básicas mesmo como elaboração de textos e acessar a internet.
  • Computadores de Médio porte: São computadores mais potentes, que necessitam processar uma quantidade maior de informações em um curto espaço de tempo, podemos citar: softwares para design gráfico, pra rodar jogos pesados, programas para edição de música e vídeos, entre outros.
    Processadores recomendados: os i5 da Intel e equivalentes da AMD.
  • Computadores de porte Avançado: Esses são computadores exigem uma quantidade gigantesca de processamento em um curto espaço de tempo. São utilizados por empresas e profissionais para renderização; criação de jogos e filmes 3D; ETC. Aqui os processadores já são bem mais caros, deve-se utilizar processadores dos i7 ou equivalentes da AMD.

 

Tipo de Socket da CPU (processador)

processadores de soquetes diferentes
processadores de Sockets diferentes

ATENÇÃO! O tipo do Socket do processador se refere ao encaixe dele na placa mãe, local onde ele é encaixado. Eles são direfrentes no tamanho e na quantidade de pinos. Então nunca esqueça de verificar se o tipo de Socket da placa-mãe é o mesmo tipo de Socket do processador. Esta informação você encontra na embalagem da placa-mãe e do processador, no google ou em sites de compras.

 

Como Funciona um Processador?

“Saber Como Funciona um Processador, é o jeito certo de escolhe-lo!”

Bem, para este artigo não ficar enorme, tentarei resumir e explicar o mais fácil possível o funcionamento do processador, o que já servirá muito bem pra o nosso proposito que é saber como escolher o processador.

Os primeiros processadores foram projetados como sendo uma unidade única de processamento, ou seja, ele era composto de apenas 1 núcleo, um único chip que fazia todo o processamento. Hoje em dia, os processadores são fabricados com mais de um núcleo, sendo que cada núcleo (core) é como se fosse um outro processador, ou seja, a grosso modo é como se fosse um processador composto de vários pequenos processadores interligados.

Ao projetar processadores de mais de 1 núcleo (2, 3, 4 cores…), ganhou-se performance em múltiplas tarefas, os processadores ficaram mais rápidos, mais econômicos e passaram a esquentar menos, pois os núcleos são ativados conforme a nessecidade de processamento do computador.

Bem, com isso você já deve ter percebido que quanto mais núcleos mais rápido e melhor será o processador. Existem também outros fatores que devemos levar em consideração:

  • Freqüência do processador (GHz): É a velocidade com que ele consegue processar as informações, quanto maior esse número, mais rápido o poder de processamento;
  • Memória Cache: É uma memoria que tem a função de armazenar pequenos dados e resultados do processamento para uso posterior. Ou seja, antes de processar certas informações, o processador confere a memoria Cache em busca de dados já processados, bastando somente retornalos sem a necessidade de fazer qualquer cálculo ou processamento. Quanto maior a memória cache, menos tempo o processador gastará para entregar os resultados necessários, portanto mais rápido o processador. Ela é uma memória dinâmica, ou seja, os dados nela contidos são alternados conforme necessário.

Principais fabricantes: Os maiores fabricantes do mercado são a Intel e a AMD. A Intel é reconhecida mundo a fora pela sua qualidade, robustez e eficiência. Já a AMD é tida como uma marca um pouco inferior à Intel, mas um diferencial que a faz ganhar uma parte do mercado é o preço mais barato que o de sua concorrente. Sendo ideal para montar pc barato e sem perder muita qualidade. Correndo por fora estão a Samsung e a LG, porem atendem uma pequena fatia do mercado.

Bem, neste artigo você conferiu o básico de como escolher o processador. Lógico que isso vai muito mais além do que foi dito aqui, mas para o proposito de saber como escolher um processador já é um grande passo à escolha correta, o importante é definir qual será a utilização do computador, como dito anteriormente.

Deixe seu COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge

Email
Print