Montar PC, Parte 1.5: Placa de vídeo Onboard ou Offboard?

placa de video onboard ou offboardMontar PC: A placa de vídeo é a responsável por montar as imagens no monitor, ela pode ser Onboard ou Offboard, tudo vai depender da sua necessidade. A Onboard já vem integrada à placa mãe ou ao processador (exemplo: i3, i5 e i7), por isso é barata, tem um menor desempenho e são utilizadas em computadores básicos de uso cotidiano. Para quem precisa de maior desempenho, para games, programas para edição de vídeos ou projetistas 3d, por exemplo, deve optar pela placa Offboard, que é uma placa de vídeo comprada separadamente, são bem mais caras e o preço vai de acordo com o seu poder de processamento. No geral, a placa de vídeo offboard deve ser escolhida pela quantidade de Bits, Clock (MHz) da GPU e das memórias, compatibilidade com a versão do Directx, seus recursos disponíveis e por fim a quantidade de memória. Ela deve ser compatível com o encaixa da sua placa mãe (PCI-Express 16x, que está na versão 3.0).

Onboard ou Offboard?

Para decidir se você deve optar por comprar uma placa de vídeo Offboard ou ficar com a onbord, não tem muito segredo. Como você viu no inicio do artigo, opte por ficar com a placa onboard se você pretende utilizar o computador para uso cotidiano, como acessar a internet, elaboração de textos, etc. Nesse caso, olhe os tipos de conexões de vídeo que a placa mãe oferece (HDMI, VGA, DUAL-Link, etc.).

Já se precisa utilizar programas que requerem muito processamento de vídeos como jogos, projetos 3d, edição de videos, etc. Então a melhor solução é a placa de vídeo Offboard. Para isso você deve comprar uma placa de vídeo que seja compatível com a sua placa mãe. As placas mães e as placas de videos atuais utilizam o padrão PCI-Express 16x (solt onde a placa de vídeo é encaixada na placa mãe).

!ATENÇÃO: Não é obrigatório comprar a placa offboard para montar o pc, você pode utiliza-lo com a placa onboard e quando precisar de mais processamento, então é só comprar a placa de vídeo offbord que atenda as suas necessidades e encaixa-la no slot compatível da placa da sua placa mãe.

Como escolher uma placa de vídeo offboard?

como escolher uma placa de video offboard
como escolher uma placa de video offboard

Escolher uma placa de vídeo offbord não é uma tarefa fácil, existem várias marcas e inúmeros modelos de placas de vídeo disponíveis no mercado para todo tipo de aplicação, gostos e bolsos. Temos um artigo onde explicamos como escolher uma placa de vídeo, nele reunimos os itens mais importantes que o usuário deve levar em consideração ao escolher uma placa de vídeo offboard, é destinado ao publico gamer, mas serve para qualquer aplicação. Clique aqui para acessá-lo!

Principais fabricantes:

fabricantes de placas de video
fabricantes de placas de vídeo

Existem algumas empresas que atuam nesse mercado, por exemplo, a AMD, ATI, ASUS, mas a líder do segmento e que fabrica as melhores placas ainda é a NVIDIA. Uma dica é comparar dentre esses principais fabricantes as placas com as mesmas características, avaliando quais ficam mais em conta financeiramente, pois cada fabricante se destaca em um segmento, portanto não é possível afirmar que a placa de determinada marca sempre será melhor e mais barata que a de outro fabricante.

É isso aí, com essas dicas creio que você já pode começar a escolher a sua placa de vídeo.

Deixe seu COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge

Email
Print