placas de vídeo para notebooks da atualidade

amd x nvidia

Não é segredo que as fabricantes AMD e NVIDIA costumam sempre anunciar e lançar novos modelos de GPUs (processadores gráficos) no mercado. Seja nos desktops ou nos computadores portáteis, é difícil acompanhar a evolução. Quando você pensa que tem a melhor placa de todas, uma dessas duas desenvolvedoras logo anuncia ou lança uma ainda mais poderosa.

Nos notebooks, os engenheiros de hardware felizmente conseguiram adaptar algumas das melhores placas de vídeo. É claro que o nível de processamento de VGAs para laptops ainda está abaixo dos modelos equivalentes para desktops, mas mesmo assim é impressionante o resultado gerado na tela, seja em jogos ou em outros aplicativos gráficos.

Alguns computadores móveis conseguem exercer tarefas relativamente “pesadas” com chips gráficos menos potentes, como os da Intel (HD Graphics 4000 e 4400 são os mais modernos). No entanto, o recomendável é sempre buscar máquinas com GPUs da NVIDIA ou da AMD para rodar games, por exemplo, com mais fluidez. Falando nisso, não deixe de conferir nosso artigo para saber se o seu notebook é capaz de rodar jogos de última geração, como Call of Duty: BF4,Advanced Warfare ou GTA 5.

gta na nvidia

BF4 amd Radeon

Vale lembrar que a lista acima não possui absolutamente todos os modelos móveis das fabricantes, mas sim as placas mais modernas e relevantes do mercado. Além disso, também não constam as placas voltadas apenas para processamento “bruto”, como as da série Quadro, da NVIDIA (que curiosamente não são recomendadas para video games devido a especificações de arquitetura).

A mais recente novidade foi o lançamento da placa NVIDIA GeForce GTX 965M durante a CES 2015, a maior feira de eletrônicos do mundo que ocorre anualmente em Las Vegas (EUA). O novo chip, baseado na GPU GM204, usa 1.024 processadores CUDA e possui: clock de 944 MHz, um clock não-especificado para Boost e interface de memória 128-bit (clock de 2.5 GHz). A taxa de transferência de memória gira em torno de 80 GB/s.

Esse modelo é razoavelmente satisfatório se comprado ao líder da série, o GTX 980M. A mais potente GPU da NVIDIA para notebooks possui 1.536 processadores CUDA, 1.038 MHz de clock e 4 ou 8 GB de memória GDDR5 trabalhando num clock de 2.5 GHz com uma interface 256-bit. A taxa de transferência desse “monstrinho” é de 160 GB/s.

Série R9 M200

Série HD 7000M

  • AMD Radeon HD 7970M
  • AMD Radeon HD 7870M
  • AMD Radeon HD 7770M
  • AMD Radeon HD 7600M (subsérie)
  • AMD Radeon HD 7500M (subsérie)
  • AMD Radeon HD 7400M (subsérie)
  • AMD Radeon HD 7300M (subsérie)

É comum encontrarmos notebooks com duas placas de vídeo rodando em paralelo (NVIDIA – tecnologia SLI; AMD – tecnologia CrossFire). O processamento não chega a efetivamente dobrar 100%, mas o desempenho aumenta significativamente e recursos mais avançados podem ser ativados (em altas resoluções, inclusive).

A briga entre as duas fabricantes ainda vai continuar por um bom tempo, ainda mais que as novas tecnologias gráficas já estão visando resoluções 4K e até mesmo 5K — pois é, Full HD, 1920×1080, já está virando coisa do passado. Para placas de vídeo, o futuro é agora.

Deixe um comentário

CommentLuv badge