Início dicas Como Recuperar Pen Drive Corrompido

Como Recuperar Pen Drive Corrompido

159
4
COMPARTILHAR

Veja os métodos que podemos utilizar para recuperar pen drive corrompido! Você já conectou o pendrive no computador, não consegue acessa-lo? Ou, ficava aparecendo mensagens de erro? Então, é bem possível que o seu pendrive esteja corrompido. Confira alguns dos métodos mais utilizados para encontrar e corrigir problemas que impedem a leitura,  gravação e o acesso aos dados do seu pendrive.

Atenção: Os métodos aqui apresentados para recuperar pen drive, apaga todos os dados do mesmo. Então, se o pen drive está instável, mas ainda assim é possível acessa-lo, então copie todos os dados para o computador.

Existe a possibilidade também de recuperar arquivos de pendrives recém formatados utilizando programas como o “Recuva”. Isso é possível porque os dados não são realmente deletados na formatação, são somente ignorados, quando feito em formatação rápida. Mas a recuperação deve ser feita antes de instalar qualquer arquivo. Pois conforme são inseridos eles vão subscrevendo os dados existentes.

Recuperar Pen Drive Corrompido
Recuperar Pen Drive Corrompido
Créditos da imagem: overbr.com.br

Recuperar Pen Drive através do windows

Se quando você conectar um pen drive na unidade USB e logo em seguida mostrar a mensagem “Formate o disco na unidade X: para poder usá-lo “, isso pode está acontecendo devido a algum problema no sistema de arquivos do pendrive. Para consertá-lo, só formatando  mesmo.

Faça uma formatação normal, desmarcando a opção “formatação rápida”, feito isso, além de realizar uma formatação completa, também será realizado uma busca por setores defeituosos e estes serão, na medida do possível, corrigidos.

Obs: O ruim de utilizar o método de formatação normal, é que fica mais difícil, caso queramos recuperar os dados, por isso devemos fazer uma cópia de segurança dos mesmos, ao contrário da formatação rápida, em que os arquivos continuam lá, somente são ignorados pelo sistema e conforme vamos gravando novos dados estes vão sendo substituídos.

formatando o pen drive:

  1. Clique no menu iniciar, depois em computador;
  2. Clique com o botão direito na unidade do pen drive e clique em “formatar…“;
  3. em “sistema de arquivos” escolha a opção desejada (recomendado a opção “padrão”);
  4. Em “Rótulo de volume”, digite um nome para o dispositivo;
  5. Desmarque a opção “Formatação rápida“;
  6. Para finalizar, clique em iniciar.

Agora teste o seu pendrive e veja se ele está funcionando corretamente. Caso contrario vamos para a próxima etapa:

Recuperar Pen Drive Corrompido com o AUTHORSOFT USB

Baixe o “AUTHORSOFT USB DISK STORAGE FORMAT TOOL“,  e siga os passos abaixo:

Instalando o programa:

  • Depois de baixar o programa clique duas vezes no instalador (Arquivo que acabou de ser baixado) para dar inicio a instalação;
  • Para instalar o programa é bem simples: basta ir clicando em “next” até que a instalação seja completada. simples assim!

Recuperando o pendrive:

Clique com o botão direito do mouse em cima do ícone do programa e clique em “executar como administrador”, isso é necessário para que o programa tenha todas as permissões necessárias.

Primeiramente vamos dar uma verificada rápida no pendrive, procurando e corrigindo possíveis erros e setores defeituosos. Siga os passos mostrados  na imagem abaixo:

Recuperar Pen Drive Corrompido - procurando erros
Recuperar Pen Drive Corrompido
procurando e corrigindo erros

Depois de realizar os passos acima, verifique se o seu pendrive voltou a funcionar corretamente, caso contrario partiremos para a formatação. Siga os passos abaixo:

  1. Selecione o pendrive;
  2. Desmarque a opção “Quick Format” (formatação rápida) e marque a opção “Verbose”.

Veja a imagem abaixo:

Recuperar Pen Drive Corrompido - procurando erros - formatando
Recuperar Pen Drive Corrompido – procurando erros – formatando

Pronto, agora é só testar e ver se o seu pendrive já está acessível e se é possível ler e gravar dados.

Se após seguir os passos mostrados até aqui, e mesmo assim não é possível gravar ou ler dados no pendrive, então o problema pode ser no hardware (estrutura física) do pendrive, podendo ter ficado inutilizável.

Ficou com alguma dúvida, encontrou algum erro, sabe de algumas outras dicas ou quer acrescentar algo mais? Deixe seu comentário abaixo. Se gostou, clique em curtir e compartilhe!

4 COMENTÁRIOS

  1. O meu erro continua, ao fim da formatação ele reporta erro falando que a formatação falhou, ja tentei varios metodos, pelo programinha, pelo regedit, diskpart. Estou comecando achar q é problema fisico do pendrive que pena.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

CommentLuv badge