Segurança na Internet, tenha cuidado com seus dados e senhas!

Segurança na internet, fique atento! Proteja os seus dados e saiba como se esquivar dos golpistas.

Se você é alguém que navega muito na Internet, precisa conhecer os cuidados básicos para uma navegação segura. Caso contrário pode acabar caindo em fraudes que lhe trarão dor de cabeça ou prejuízo no futuro.

 

Antenção!

segurança na internet
Você sabe o que é phishing? Pois é, esse é um método muito comum de roubar seus dados pela web. Imagine que você queira usar o Facebook, e há um link que você recebeu por email com o seguinte endereço: facebook.logar.com.br.

Bem, este endereço, obviamente, não é de propriedade do Facebook, mas pode conter uma página com as mesmas características da rede social. Aí então você tenta entrar, colocando o usuário e a senha, e você acaba sendo redirecionado para a página real do Facebook. Mas isso, sem você saber, serviu para roubar seu login e senha.

O exemplo acima parece ser inofensivo, pois quem iria querer seu usuário e senha do Facebook? Acontece que práticas como essa são feitas em sites de bancos, ecommerce e etc. Por isso, é importante ter bastante cuidado ao acessar essas páginas. Esteja sempre certo que aquela página realmente é do site em questão.

 

Protocolo de Segurança na Internet

https - cadeadoSempre é importante saber qual protoloco está sendo usado ao realizar transações financeiras. Sempre que você for colocar o número do seu cartão de crédito em algum site, esteja certo que o site utiliza o protocolo HTTPS (o que mostra um cadeado fechado), pois é um protocolo que envolve criptografia para transferência de dados.

Para saber se o site utiliza HTTPS, apenas olhe para o inicio do endereço do site. Se o site utiliza https, deve mostrar um cadeado fechado e ficará como este exemplo, da seguinte forma: https://www.google.com, se não, ficará da assim: http://www.google.com.

Para explicar melhor a importância do HTTPS, imagine uma reta com dois pontos, o inicio e o fim. Imagine que o ponto inicial é seu computador e o ponto final é a loja que você quer comprar um computador. Imagine que alguém mal intencionado intercepte a comunicação entre o ponto inicial e o ponto final. Se os dados não tiverem criptografados, essa pessoa mal intencionada poderá ter acesso aos seus dados de cartão de crédito. O HTTPS vem para quebrar isso.

 

Sempre atualizado!

Por fim devo dizer que é importante você ter sempre seus navegadores atualizados, além de utilizar um bloqueador de POPUPs (recurso disponível na maioria dos navegadores), pois existem vários POPUPs maliciosos. Além disso, tenha sempre uma senha para sites que você sabe que são mais seguros, como Facebook, Gmail e etc., e outra senha para sites mais desconfiáveis. Dessa forma, se sua senha vazar, as pessoas não terão acesso aos seus dados pessoas e importantes.

Deixe seu COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge

Email
Print