kingmax ssd 1TB

SSD 1TB! SSD Com uma Supercapacidade de Armazenamento.

A Kingmax lança discos SSD com capacidade de armazemento de até 1TB. O SSD (sigla do inlgês “solid-state drive) traduzido para o português Unidade de estado sólido. Isso nada mais é do que, um dispositivo sem partes móveis. Este é utilizado para o armazenamento não volátil de dados digitais. Como sendo menor e utilizando a tecnologia de circuito integrado semicondutor, o seu uso em aparelhos compactos como os notebooks torna-se uma boa opção, uma vez que, alem de ser mais rápido, consome menos energia e esquenta menos.

A Kingmax procurando aproveitar ao máximo esta tecnologia, lança um SSD com a capacidade de armazenar até 1TB.

O SSD com certeza veio para ficar, mesmo com o seu custa ainda elevado, aos poucos irá caindo este alto preço, o seu uso com certeza será cada vez maior, e num futuro bem próximo, possa substituir o hd.

kingmax ssd 1TB
créditos: www.engadget.com

SSD – Vantagens e desvantagens

Trecho retirado de pr.wikipedia.org:

Vantagens:

  • Tempo de acesso reduzido. O tempo de acesso à memória RAM é muito menor do que o tempo de acesso a meios magnéticos ou ópticos. Outros meios de armazenamento sólido podem ter características diferentes consoante o hardware e software utilizado
  • Eliminação de partes móveis eletro-mecânicas, reduzindo vibrações, tornado-os completamente silenciosos;
  • Por não possuírem partes móveis, são muito mais resistentes que os HDs comuns contra choques físicos, o que é extremamente importante quando falamos em computadores portáteis;
  • Menor peso em relação aos discos rígidos convencionais, mesmo os mais portáteis;
  • Consumo reduzido de energia;
  • Possibilidade de trabalhar em temperaturas maiores que os HDs comuns – cerca de 70° C;
  • Largura de banda muito superior aos demais dispositivos, apresentando até 250 MB/s na gravação 2 e até 700 MB/s nas operações de leitura 3 .
Desvantagens
  • Custo mais elevado;
  • Capacidade de armazenamento inferior aos discos rígidos IDE e SATA;

As taxas de leitura e escrita, na maioria dos modelos, gira em torno dos 500 MB/s, aproximadamente 5x a velocidade das taxas de leitura e escrita num HD convencional. Em sistemas de alto desempenho, a alta velocidade no acesso é o mais importante, além de reduzir bastante o tempo de boot, mas no caso de dispositivos de baixo consumo de energia, ou baixo custo, o critério da redução do consumo de energia é o mais importante. Para os padrões atuais de mercados e aplicações, os dispositivos SSD ainda tem um custo/gigabyte elevado, comparados aos dispositivos magnéticos. Para resolver este problema, parte das máquinas mais modernas, hoje em dia, conta com um SSD onde é instalado o sistema operacional e programas e um HD onde são gravados os arquivos de uso e backup. Dessa maneira, os micros podem chegar a ter tempo de boot e abertura de programa até 5x menor do que nas máquinas onde só se usa HD magnéticos.

Os maiores SSD disponíveis, actualmente, têm 1TB de capacidade, encontado-se à venda online. Nos Estados Unidos situam-se, geralmente, entre os 2 e 3 mil doláres. A Toshiba anunciou o lançamento da maior memória Flash do mercado, com 256 GB de capacidade. A IBM tem um modelo com 4TB 4 . Novas unidades são regularmente apresentadas, mostrando ser uma tecnologia em que estão sendo investidos muitos recursos. Em Outubro de 2011, a empresa OCZ, lançou o primeiro SSD de 1TB e 2,5 polegadas. Com este lançamento é cada vez mais evidente que os HDs comuns estarão com seus dias contados.

De fato, a ideia é trocar um disco rígido por memórias de estado sólido de forma natural. O conector, a interface e as características lógicas são as mesmas. Na verdade um disco de estado sólido pode ter o mesmo tamanho de um disco de 3.5″, se encaixado normalmente no lugar de um disco rígido. Mas ainda estamos longe de decretar a morte dos discos rígidos. As duas tecnologias ainda vão coexistir por um longo tempo e provavelmente ganharão novos rivais.

 

2 thoughts on “SSD 1TB! SSD Com uma Supercapacidade de Armazenamento.

Deixe um comentário

CommentLuv badge