Início destaques Top 10 Recursos da internet

Top 10 Recursos da internet

16
0
COMPARTILHAR
top 10 recursos da internet
top 10 recursos da internet

Preparamos neste artigo os top 10 recursos da internet que todos deveriam saber.

Prepare-se para ter uma melhor e mais agradável experiencia ao utilizar a internet, depois destas pequenas dicas com certeza a sua navegação nunca mais será a mesma. confira!

top 10 recursos da internet
top 10 recursos da internet

1) Endereço Apressado

Ao digitar o endereço de um site, não precisa digitar “www”, muito menos “http://”. Por exemplo, se você costuma digitar “www.google.com.br”, não precisa, basta digitar somente “google.com.br” que o “http// e o” “www” é inserido automaticamente pelo navegador de internet (Browser).

Pressionando Alt + D o cursor será movida para a barra de endereço, daí é só digitar o endereço do site.  icon-lightbulb-o Dica: quando o texto estiver selecionado (Azul), não precisa apertar tecla para deleta-lo, basta começar a digitar que o texto será substituído.

Ainda mais rápido: Se você quer acessar um site que termina em “.com”, basta pressionar Ctrl + Enter para que o navegador complete o endereço do site com “.com”.

2) Links

Abrir pagina em outra aba: Se você está navegando em um site e encontra um link que deseja clicar, mas não pretende sair do site atual para visitar o link, basta segurar a tecla Ctrl enquanto clica no link, daí será aberto a pagina em outra aba do navegador.

Abrir pagina em outra janela: Se ao invés de abrir o link em outra aba, você desejar abrir em outra janela, basta segurar a tecla Shift (aquela acima de Ctrl) e clicar no link.

3) Pesquisar na barra de endereço

barra de endereco

Você não precisa acessar um site de buscas, exemplo “www.Google.com”, para fazer uma pesquisa na internet. Para isso é só configurar um provedor de pesquisa no seu navegador, uma vez configurado, é só fazer a pesquisa direto na barra de endereços.

4) Navegação privada

Todos os browser (navegadores de internet) guardam um histórico de quase tudo o que é feito na internet, estes dados são guardados em um espaço na memória do seu computador, na maioria da vezes para agilizar acessos futuros. Ou seja você está deixando um rastro de quase tudo o que você faz na internet, e todos que tiverem acesso ao computador poderão ver esses rastros.

Para que você não deixe rastros do que você faz na web, basta acessar a internet em modo privado, recurso disponível por todos os navegadores.

5) Navegando nos campos de uma página

Para navegar mais rápido entre os campos de uma pagina da internet, exemplo os campos de um formulário, você não precisa tirar a mão do teclado para isso; basta pressionar a tecla “Tab” (aquela com duas setas perto da letra “Q”) para descer entre os campos; segurando a tecla “Shift” (aquela acima da tecla “Ctrl”) e pressionar a tecla “Tab” irá selecionar os campos debaixo para cima.  icon-lightbulb-o Dica: este recurso também funciona entre os links da página.

exemplo de camo de formulario

Em caixas drop-down, para agilizar encontrar o item desejado, basta clicar na seta, e pressionar a primeira letra do item que deseja encontrar, então será rolado até o item. Veja a imagem abaixo:

caixa drop-down
caixa drop-down

6) Melhores atalhos do tecla para os navegadores

Existem inúmeros diferentes teclas de atalho que podem ser utilizadas nos navegadores de internet. Confira abaixo algumas das top aqui aconselhadas.

  • Ctrl + F: Seleciona a barra de endereços;
  • Segure Ctrl e pressione ou +: aumenta ou diminui o zoom, faz o mesmo efeito se usado com a aquela rodinha que fica em cima do mouse;
  • Alt← (seta esquerda): volta uma página;
  • Alt + → (seta direita): se tiver, avança uma página;
  • F5: Atualiza a página;
  • F11: Tela cheia, e, sair da tela cheia;
  • Ctrl + B: Abre seus marcadores;
  • Ctrl + F: abre uma caixa de pesquisa para você encontrar textos na página.

7) Proteção

Se você estiver enviando dados confidenciais através da internet, tais como nome de usuário, senha ou número de cartão de crédito, só envia-los se os seus dados estiverem protegidos. Para saber se os seus dados estão realmente protegidos, verifique se existe um pequeno cadeado sendo mostrado na barra de endereços (lado direito ou esquerdo) ou no canto inferior da janela do seu navegador.  O cadeado deve também estar na posição fechado, se estiver na posição aberta, indica que os seus dados não estão protegidos.

navegacao protegida
navegacao protegida

Certifique-se também de o endereço começar com “https”, o “s” aqui indica segurança.

Quando o cateado está na posição fechado, os dados serão criptografados, impedindo que alguém possa le-los caso os tenha interceptados. Caso não esteja visível o cateado ou o mesmo está aberto, não haverá proteção, os dados serão enviados como um simples texto, e se interceptados, poderão ser lidos.

Se for utilizar senha em locais desprotegidos, como em foruns públicos por exemplo, não utilize senha que você usaria em locais protegidos, como a do seu banco banco online por exemplo.

Sites não devem enviar dados confidenciais através de e-mails, como senhas e números de cartão de créditos, pois estes não são criptografados, e, se interceptados por um terceiro poderia ser lido.

8) Utilize melhor os motores de busca

Quando você está fazendo uma determinada busca em um motor de busca, por exemplo o Google, e não está conseguido encontrar o que você procura, você pode utilizar de alguns recursos para facilitar a sua pesquisa.

Se você gostaria de encontrar por exemplo um resultado que tenha exatamente “como baixar vídeos do youtube em apenas 1 click“, basta digita-lo entre aspas como esta aí. Quando utilizamos termos entre aspas o motor de busca vai procurar por resultados que tenham exatamente o que está entre as aspas. Ao contrário, pegando o exemplo, buscaria por resultados com “baixar”, “videos”, “Youtube”, “apenas” e “click”.

Pesquisar em um determinado site utilizando o motor de buscas:

Exemplo: no site de buscas (Google por exemplo) digite “Roberto Carlos youtube“, irá mostrar resultados do youtube sobre o termo “Roberto Carlos”. Para restringir ainda mais você pode digitar logo a frente da pesquisa “site:nome do site”, exemplo “roberto carlos site:vagalume.com.br“.

Artigos relacionados:

 icon-share-square-o Top 10 recursos úteis do Google 

9) Tente browsers (navegadores) alternativos

Não fique preso somente ao navegador de internet que vem junto ao sistema operacional. Quem utiliza o windows, em todas as suas versões, o navegador que vem junto é o “Internet Explorer”, mas talvez ele não satisfaz todas as suas necessidades. Existem vários navegadores gratuitos que podem lhe oferecer recursos bastante interessantes.

Entre os navegadores mais populares estão:

Google Chrome: um dos melhores recursos que ele oferece é a tradução de páginas.

Mozila Firefox: este oferece muitos recursos interessantes, principalmente para desenvolvedores web.

Opera: este, como os outros, tem muitos recursos, e, é bastante rápido.

10) Extensões úteis

Para aumentar os recursos de um navegador você pode utilizar as chamadas “extensões”. Extensões são recursos extras que podem ser instalados nos navegadores. Mas deve-se ter um pouco de cautela, não pode instalar exageradamente extensões e também deve-se verificar se a mesma é confiável.

Quem gosta de baixar vídeos, pode utilizar uma ótima extensão para o Firefox, onde é possível, em apenas 1 click, baixar o vídeo desejado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

CommentLuv badge