Início Hardware Como medir a temperatura do processador- Métodos simples e Eficaz. Confira!

Como medir a temperatura do processador- Métodos simples e Eficaz. Confira!

193
1
COMPARTILHAR
monitorar temeratura do processador

Como medir a temperatura do processador e saber se ela está nos limites permitidos ou se está super aquecendo. O processador, quando super aquecido, pode deixar a maquina lenta, desligamento inesperado, ou, ficar reiniciado o computador entre outros.

Confira agora os procedimentos de como medir a temperatura do processador

O processador é um dos itens do computador que mais se aquece, devido ao seu grande poder de processamento e uso. Todos os processadores tem um certo limite de temperatura à que eles podem trabalhar, acima disso, é possível causar a sua queima, mas ainda bem que as placas mães estão preparadas para isso, e, estão prontas para desligar o computador caso o limite de temperatura seja atingido.

Como medir a temperatura do processador na placa mãe

Pode-se medir a temperatura do processador através da bios do sistema, no setup da placa mãe, que pode ser acessado quando o computador está iniciando.

como medir a temperatura do processador na bios da placa mãeBem, verificar a temperatura do processador na bios, não é o método mais indicado, pois nesse momento a atividade do processador é muito baixa. Então se nesse momento a temperatura do processador estiver muito alta, é sinal de que o cooler não está resfriando adequadamente o processador, devido a sujeiras, ou má funcionamento da ventoinha.

Para acessar o setup da placa mãe, na maioria, basta ficar apertando a tecla delete ou esc, assim que o computador for ligado. Depois de acessado, navegue nos menus, até encontrar a opção “Current CPU Temperature“, pois ela não tem um local padrão onde pode ser encontrada, mudando de locais dependo do modelo de placa mãe. Nesta caso está sendo mostrada em “PC Health Status”.

Como medir a temperatura do processador com Programas

Este método é muito mais eficaz se comparado ao verificar através da bios da placa-mãe, pois quando o sistema operacional está em uso, muitas tarefas e programas estão sendo executados como algum jogo rodando, por exemplo. O que de fato necessita de maior atividade do processador, dessa forma sabemos se o cooler está ou não fazendo um bom trabalho de resfriamento, caso contrario, pode até mesmo que seja obrigatório substitui-lo por um de maior eficiência.

System Information For Windows

como medir a temperatura do processador no SiW
monitorar temperatura – siw

O programa “System Information For Windows”, é um programa de analise de hardware gratuito disponível para o windows. clique aqui para baixa-lo. Depois de instalado, basta acessar o menu “Hardware > Sensors”.

HWMonitor

como medir a temperatura do processador no HWMonitor
como medir a temperatura do processador no HWMonitor

Se você quer somente obter a temperatura do computador, basta baixar e instalar o HWMonitor, um pequeno software desenvolvido pela equipe do System Information For Windows, básico e fácil de manusear.

CPU Burn-in

como testar a temperatura máxima do processador no cpu burn-in
como testar a temperatura máxima do processador no cpu burn-in

Se você que descobrir qual a temperatura o seu processador atinge quando ele estiver em seu máximo poder de processamento, então basta programar o “CPU Burn-in” para estressar o seu processador ao máximo e com um dos programas mencionados acima medir a sua temperatura. Obs: não programe um tempo muito longo.

Everest

O Everest é um programa de diagnostico de hardware muito conceituado. Com ele é possível verificar o nível de aquecimento, e extrair uma quantidade enorme de informações da máquina: Como o nome e modelo dos dispositivos de hardware, por exemplo. Sendo ideal para técnicos. A desvantagem que ele não é gratuito, oferece somente 30 dias para testar o programa, após isso, se quiser utilizar todas as funções, deve fazer a compra da licença.

Se não exibir a temperatura?

Há casos em que a temperatura não pode ser exibida, isso é devido a placa mãe não ter o sensor de temperatura instalado em seu equipamento ou o mesmo estar com defeito. É muito raro, mas pode acontecer. Nas placas mães mais atuais é quase impossível de isso acontecer devido a implementação de seus sistemas de segurança.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

CommentLuv badge