Início curiosidades WiMAX banda larga: A nova era Wireless

WiMAX banda larga: A nova era Wireless

10
0
COMPARTILHAR
wimax
wimax

Com o uso da tecnologia Wimax é possivel ter acesso a internet banda larga sem fio a distâncias típicas de 6 a 9 Km. O diferencial do padrão utilizado (802.11) para o futuro concorrente (802.16) é a p conectividade em lugares onde não há estrutura telefônica ou TV a cabo. Esse novo padrão, além de oferecer um bom alcance para quem não tem um acesso efetivo à rede mundial sem necessidades de haver empresas de terceiros.

url

No Brasil

A tecnologia 802.16 também chamada de WiMAX no Brasil pode resolver muitos dos problemas que o usuários enfrentam atualmente.

Falando um pouco da legislação brasileira, por aqui, a chamada “venda casada” que consiste em uma empresa vender um produto a mais para você ter o que deseja, no nosso caso quase todas as operadoras que oferecem planos de internet, obrigam o usuário a ter ou uma rede telefônica da operadora ou TV a cabo, e de acordo com o código de defesa do consumidor, é crime, mas quase sempre as empresas afirmam na justiça que não possuem estrutura para oferecer apenas a internet e tudo fica por isso mesmo.

Como a rede WiMAX não necessita de nada além da própria rede, esse problema estaria praticamente solucionado, o que acarretaria em uma bela queda nos preços dos planos de internet brasileiros, que estão entre os mais caros do mundo.

 

E o Brasil já está investindo nessa tecnologia, a AES Eletropaulo já está desenvolvendo um Smart Grid que terá difusão por meio de radiofrequência e o suporte de fibra ótica. A velocidade é de 10Mbps a 20Mbps e deve começar a funcionar já em 2015.

Segundo o relatório do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento  em Telecomunicações, serão implantados por todo o país 2511 estações WiMAX cobrindo tanto a zona urbana quanto a rural de alguns estados, com um espantoso investimento de “apenas” 350 milhões de reais, o que é muito pouco se analisarmos as dimensões do nosso país.

 

Tarefa complicada

wimax_network_topology

A nova tecnologia vem enfrentando um problema um tanto complicado para sua instalação em nosso territóriol. As redes WiMAX tem o problema de serem muito inconstantes, variando muito sua recepção de acordo com o ângulo da antena. A gigante Intel propôs uma possível solução, que seria a modulação adaptativa, que em resumo ao invés da antena trabalhar em uma frequência específica, ela trabalha em diversas frequências ao mesmo tempo, assim quando um ponto tem uma recepção inferior, outra frequência pode ser enviada para esta área sem causar problemas às outras.

 

Vai demorar

Há a possibilidade de parte dos nossos problemas com conectividade serem resolvidos nos próximos anos, pois até 2018 a tecnologia WiMAX já estará disponível para uma boa parte dos brasileiros, e no mesmo ano já estará disponível para grande parte do Brasil a rede 4G, após o desligamento da TV analógica. Mas será que até lá não encontraremos novos problemas?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

CommentLuv badge